terça-feira, 27 de novembro de 2018

Resumo do Dia 02 do RPG Sports

Olá e bom fim de tarde a todos!
Recuperados dessa Black Friday?

No penúltimo sábado (17) ocorreu a segunda semifinal do RPG Sports, campeonato que visa incluir um cenário competitivo no RPG, utilizando o D&D 5ª Edição como sistema. Você pode ler sobre as regras e um resumo da primeira semifinal nesse post.
Nossa crônica falará sobre o confronto entre Team Tarrasque versus Team Beholder!

D&D Sports Semifinal
Vamos apresentar como foi o confronto entre Tarrasques e Beholders!

RPG Sports - Team Tarrasque x Team Beholder


As mudanças


Algumas mudanças foram realizadas entre a Semi-Final 1 e a Semi-Final 2. A primeira das mudanças é que o jogo seria realizado em formato MD3 (o primeiro jogo foi em MD1), o que resultou em mais de quatro horas de transmissão. Outra mudança foi a substituição do mapa, muito mais curto do que a versão utilizada na primeira partida do campeonato (mostrado nas imagens abaixo). Por ele ser mais curto, a regra de deslocamento dobrado no primeiro turno de combate foi revogada.

Team Beholder
Os participantes do segundo embate!

Jogo 1

A partida entre Beholders e Tarrasques prometia, uma vez que todos os oito jogadores treinaram no Roll20 durante a semana (algo que foi intensamente criticado pela comunidade, os jogadores não faziam ideia do que estavam fazendo na primeira semi-final). O Jogo 1 mostrou uma grande melhoria em comparação com a partida da semana do dia 10.
Este Pastebin possui o link para todas as fichas no D&D Beyond para que você possa se guiar durante nossa crônica.

Escolhas & Banimentos
O Team Tarrasque obteve maior número na rolagem de dados e iniciou os banimentos com o Clérigo da Vida Ciaphas. Já os Beholders optaram por banir o Bárbaro, um dos melhores tanques do jogo.

Dando início as escolhas, os Tarraques optaram por fazer uma composição mista de dois suportes usando Clérigo (WebDMEmma)e Paladino (DookieShed), um personagem de longa distância (Bruxo com MadMorph) e um combatente corpo-a-corpo (Guerreiro, para Diction).

Já os Beholders optaram fazer uma composição de média/longa distância, escolhendo Ranger para Hazard inicialmente, seguido do Paladino Gregor para Ezekiel_III. Ladino (AwkwardKitty Inc) e Bardo (SourKoolAidShow) fecharam as escolhas. O suporte do Bardo era bastante interessante para essa ocasião, já que a Inspiração de Bardo poderia possibilitar que o Ladino e o Ranger acertassem seus ataques e com isso aplicar o Ataque Furtivo, Assassino de Colossos e demais habilidades. Era...

A Partida

O novo mapa possibilitou que o First Blood ocorresse muito mais cedo do que na primeira semi-final: Aos 8 minutos, MadMorph já havia causado 11 pontos de dano em AwkwardKittyInc na combinação de Eldrich Blast + Hex. No turno seguinte, Awkward devolveu 10 pontos de dano em MadMorph, deixando os Tarrasques em vantagem na troca.

Os Tarrasques abriram ainda mais vantagem por conta dos erros de posicionamento de SourKoolAidShow. Com uma movimentação digna de um tanque, ele levou sua Barda para a linha de frente inimiga, permitindo que WebDM Emma o alvejasse com um Guided Bolt de 2º nível certeiro, removendo 21 pontos de vida da frágil Barda.

SouKoolAidShow passava da metade do mapa, enquanto que a linha de frente de seu time estava recuada e protegida da linha de fogo inimiga.

Mesmo a falha crítica de Dookieshed ao tentar pular de um fosso não foi o suficiente para que os Beholders reduzissem sua desvantagem. Se movendo ainda mais para frente (foto acima), SourKoolAidShow ficou perigosamente próximo da Spiritual Weapon de WebDM Emma que foi conjurada no primeiro turno de combate. Bastou mover a arma no turno da Clériga para que a vida da pobre barda fosse ceifada: Mais 11 pontos de dano.

Com um a menos na partida e entrando no 4º e última rodada de partida por conta do tempo, a única esperança dos Beholders era eliminar um adversário e tentar ganhar nos critérios de desempate. AwnkardKittyInc teve a chance de tentar virar a partida ao atacar o pouco fragilizado Dookieshed e seu paladino, mas os dados não estavam a seu favor: Ao rolar 2d6 para causar o dano do Ataque Furtivo, ela conseguiu tirar dois 1's nos dados. Com isso, sua equipe não teve dano o suficiente para eliminá-lo, o que assegurou a vitória para os Tarrasques.
Ainda deu tempo para Ezekiel_III ser eliminado ao receber 20 pontos de dano resultantes de um ataque (8), um Thunderous Smite (7) e mais 5 pontos de dano de queda ao cair no fosso ao ser empurrado pela magia.

Team Tarrasque 1 x 0 Team Beholder

Jogo 2

Escolhas & Banimentos

Relaxados por terem vencido a primeira partida, os Tarrasques mantiveram a mesma composição com exceção do Guerreiro, que foi substituído pelo Ladino. Já no lado dos Beholders, apenas o Ranger se manteve: AwkwardKittyInc escolheu a Feiticeira Xune, SourKoolAidShow escolheu o Bárbaro e Ezekiel_III optou pelo Druida que não foi banido nessa partida.

A Partida

A 2ª partida foi a mais morna de todos, sendo a partida com a menor quantidade de dano causado: 145, face 154 da partida anterior.
Enquanto que os conjuradores conjuraram Mage Armor, WebDM Emma tratou de conjurar sua Spiritual Weapon, Ezekiel_III usou sua forma animal para se transformar em Urso e Dookieshed conjurou Bless em toda a sua equipe.

Vale-se destacar o bom posicionamento dos Beholders aqui: Enquanto que a linha de frente avançava pela parte superior do mapa, os causadores de dano à distância se movimentava pela parte de baixo, sufocando os Tarrasques.

O embate de fato iniciou (e terminou) no 2º turno de combate. MadMorph se posicionou bem e conseguiu conjurar Shatter na pesada linha de frente dos Beholders. Infelizmente, ambos foram bem sucedidos no teste de resistência da magia, sofrendo apenas 6 pontos de dano cada.
Diction tratou de acabar com a vantagem de seu time ao fazer um movimento ruim na parte de baixo do mapa, ficando afastado da equipe (algo que este ladino não quer fazer nunca). Com isso, ele se expôs aos causadores de dano dos Beholders, que fizeram seu papel: Foram 22 pontos de dano causados no Ladino em uma sequência de Ataque do Ranger, Hunter's Mark e Scorching Ray da Feiticeira AwkwardKittyInc.

O círculo oval vermelho mostra o posicionamento dos causadores de dano do Team Beholder, enquanto que o círculo preto mostra o Ladino em um posicionamento ruim. Note que o urso também está próximo do Ladino.

Com o Ladino gravemente ferido, os Tarrasques recuaram para tentar ajudar Diction, o que se mostrou um erro: Com o Druida transformado em Urso descendo o mapa e o Bárbaro em fúria pela parte de cima, os Tarrasques foram sanduichados pela poderosa linha de frente dos Beholders e não tinham maneiras de causar dano no Ranger e na Feiticeira, que se posicionaram muito bem.

Foi apenas questão de tempo para que os jogadores do Team Tarrasque sucumbissem: No início do 3º turno, Diction caiu, seguido de WebDM Emma que foi eliminada no final do terceiro turno de combate. Sem maiores ações no 4º e último turno por conta do tempo e com duas eliminações em mãos, o Team Beholder venceu, o que levou o embate para o 3º e decisivo jogo.

Team Tarrasque 1 x 1 Team Beholder

Jogo 3

Escolhas & Banimentos
Os Tarrasques perceberam após a derrota que SourKoolAidshow não estava muito ciente sobre como jogava D&D (o que foi explícito quando um dos integrantes do Team Beholder pediu para explicar as mecânica de Bárbaro para ele). Para tentar explorar a fraqueza do adversário, Bárbaro foi a classe banida pelos Tarrasques para tentar forçar o jogador a escolher uma classe que ele não entendesse, enquanto que o Paladino Rolvenom foi banido mais uma vez pelos Beholders.

Os Tarrasques optaram por jogar em sua zona de conforto novamente, repetindo Bruxo e Guerreiro. WebDM Emma substituiu sua Clériga pelo Paladino e Dookieshed conseguiu escolher o Ladino, fechando uma composição com pouco suporte e que precisava encurtar a distância para causar dano.

Já os Beholders também repetiram as escolhas de Ranger e Feiticeiro que deram certo na segunda partida e conseguiram escolher os dois clérigos disponíveis, criando uma composição de dano a longa distância com bastante suporte e controle de zonas por conta das Spiritual Weapon dos Clérigos.

A Partida
O jogo desandou completamente para os Tarrasques logo nos minutos iniciais. Isso porque dos cinco primeiros jogadores da iniciativa, quatro eram do Team Beholder. Se aproveitando do grande problema do mapa (muito curto), os Beholders se aproveitaram da vantagem na Iniciativa para tentar eliminar WebDM Emma (a única suporte dos Tarrasques) antes mesmo da jogadora poder agir.

O primeiro do pelotão de fuzilamento a atirar foi a Feiticeira AwkwardKittyInc com a combinação Scorching Ray + Fire Bolt. Apenas um dos raios do Scorching Ray acertou - um crítico - causando 13 pontos de dano de fogo. Em seguida, SourCoolAidshow teve sucesso na jogada de ataque de seu Guided Bolt conjurado com um espaço de magia de 2º Nível, causando mais 13 pontos de dano e concedendo vantagem para a próxima jogada de ataque realizada contra a Paladina.

Nessa altura do jogo (4min), WebDM Emma estava com apenas 15 pontos de vida. A pá de cal veio no próximo turno, na ação de Hazard. A combinação de ataque (7), Assassino de Colossos (5) e a magia Hail of Thorns (6) causou 18 pontos de dano a Paladina, eliminando-a do jogo. Sem nenhum meio de curar sua Paladina e com uma grande desvantagem de alcance, foi questão de tempo para que todos os jogadores do Team Tarrasque fossem eliminados, concretizando a virada dos Beholders com uma vitória por 2 a 1.

O círculo mostra onde os Beholders se concentraram para acertar a Paladina (sinalizado pela seta).
E sim, ela ficou 40 min sem fazer nada, apenas observando a derrota de sua equipe.

É claro que o mapa tem a sua parcela de culpa na estratégia dos Behoders, mas isso não teria ocorrido se o Team Tarrasque não tivesse criado uma composição tão ruim. O importante é que os Beholders se qualificaram para a final e agora enfrentam o Team Kobold. O vencedor leva US$ 5.000 para casa!

Destaques


• Hazard
O jogador Hazard foi totalmente negligenciado pelos Tarrasques, que permitiram que ele escolhesse Ranger nos três jogos. Com um bom posicionamento durante toda a série, Hazard foi o maior causador de dano da semifinal, causando 120 pontos de dano perfurante na soma das três partidas e sofrendo zero de dano em contrapartida. Sim, o jogador saiu ileso do combate!

• AwnkardKittyInc
A jogadora se destacou na virada dos Beholders. Jogando as duas últimas partidas de Feiticeiro (outra escolha negligenciada pelos Tarrasques), ela conseguiu causar 76 pontos de dano na soma das duas partidas, muito por conta do combo Scorching Ray + Firebolt. E acreditem: o dano seria muito maior se a jogadora tivesse sorte nos dados.

• WebDM Emma
A jogadora foi a destaque da primeira partida - quando escolheu um Clérigo da Guerra para ser seu personagem. Ela matou sozinha SourKoolAidShow com um combo de Guiding Bolt + Spiritual Weapon, causando 32 pontos de dano no frágil Bardo, o que foi providencial para garantir a única vitória dos Tarrasques na série.

O Meta se Desenha


Algumas escolhas se mostraram muito eficientes durante o campeonato. Indicamos abaixo as melhores escolhas até aqui e explicamos um pouco de porquê tais escolhas se mostram fortes até aqui:

• Feiticeiro: O Feiticeiro tem se mostrado a melhor classe do campeonato por conta da combinação de Scorching Ray (Raio Ardente) + Metamágica Quickened Spell (Magia Acelerada) + Truque Fire Bolt (Raio de Fogo), tendo o potencial de causar 6d6 + 1d10 de dano de fogo caso acerte as quatro jogadas de ataque. Isso significa uma média de 26 pontos de dano, suficiente para eliminar algumas das classes presentes no jogo.

• Bárbaro: O Bárbaro é um dos melhores tanques do jogo (atrás apenas do Druida). A grande vantagem do Bárbaro é a facilidade de entendimento de suas mecânicas, sendo a classe ideal para aqueles que não sabem jogar (algo que está ocorrendo com grande frequência no campeonato). SourKoolAidshow (que aparentemente não sabia o que estava fazendo no primeiro jogo) optou pela classe no Jogo 2 e conseguiu desempenhar um bom papel na partida.

• Druida: Embora o Druida possa se transformar apenas no Urso Marrom (imposição do torneio), isso já é o suficiente para que a classe se torne o maior tanque de carne do campeonato. Somados os pontos de vida das duas transformações do Urso Marrom e a vida do Druida, a classe possui 93 Pontos de Vida.
Além disso, a classe possui a magia Flame Blade, que permite que o Druida cause 3d8 de dano de fogo quando combatendo a curta distância.

• Ranger: O Ranger é, junto com o Bruxo, a classe que mais possui alcance no campeonato. Porém, jogam a favor do Ranger a habilidade Assassino de Colosso e a magia Marca do Caçador, que permite que a classe cause 1d8 + 1d6 de dano extra a cada ataque concretizado. Já o Bruxo causa apenas 1d10+3 de dano necrótico, mas possui algumas magias adicionais.
Hazard mostrou o potencial de dano da classe na última semifinal.

• Paladino (Rolvenom): Após Dookieshed demonstrar o alto dano da magia Hellish Rebuke (magia que Tieflings adquirem no Nível 3) na primeira partida, a classe foi banida pelas equipes nos jogos 2 e 3. O potencial de causar 3d10 de dano fora de seu turno e sem consumir espaços de magia é um grande diferencial para a classe. Além disso, o Channel Divinity da classe permite adicionar o modificador de Carisma nas jogadas de ataque com arma (esse personagem tem +4 em Carisma), o que faz com que a taxa de erro nos ataques seja baixíssimo.
Para terminar, a classe também possui a magia Thunderous Smite, que possibilita empurrar os inimigos para o fosso do mapa, causando 5 pontos de dano perfurante na queda.


Trivia: A Classe Ladino foi escolhida nos três jogos. O time que o escolheu, perdeu.

Você pode assistir a essa semi-final na íntegra no vídeo abaixo. Aproveito para lembrar-lhes que a grande final ocorrerá no Sábado (01/12) entre Team Kobold x Team Beholder.
Acesse https://www.twitch.tv/rpgsports para assistir!



____


Por hoje é só, pessoal!
Esperamos que vocês tenham gostado de nossa crônica!

Se você curtiu a postagem, nos acompanhe em nossas Redes Sociais!
Você pode curtir nossa página no Facebook, nos seguir no Instagram, no Twitter e no Google+!

Até a próxima!

Outras postagens que você pode gostar!
A Unearthed Arcana de Novembro, intitulado Sobre Navios e o Mar, se encontra traduzido em nossa Blog!
Veja as regra do RPGSports e um resumo do primeiro dia do campeonato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Todos os arquétipos e raças de D&D 5ª Edição!

Olá e boa tarde, caros companheiros! Tudo tranquilo com vocês? Uma das postagens que mais se repetem nos grupos de D&D 5E é "...

Postagem mais visitada