quinta-feira, 5 de julho de 2018

D&D5E: Builds e Combos para Warlock Hexblade!

Olá e boa noite!
Nossa postagem de hoje é destinada aos combeiros de plantão!

É bem verdade que muitos dos arquétipos trazidos pelo livro Xanathar's Guide to Everything não são lá  aquelas coisas (na verdade, pouquíssimos se salvam). Dentre os 31 arquétipos, o mais renomado certamente é o Hexblade, arquétipo para Bruxo/Warlock, muito por conta da irrelevância dos arquétipos de Bruxo apresentados no Livro do Jogador.
O arquétipo/subclasse Hexblade (no caso do Bruxo, chamado de Patrono) traz um conceito totalmente diferente dos arquétipos do Livro do Jogador: Um combatente corpo-a-corpo que, junto com as invocações trazidas no Xanathar's Guide to Everything, consegue causar grandes quantidades de dano em um único alvo.

Antes de inciar, vamos disponibilizar dois PDF's (em inglês) referentes à Unearthed Arcana (um beta aberto da Wizards, que apresenta novos conteúdos para comunidade) e explicar a legenda dos livros:

• O primeiro PDF se trata do arquétipo Hexblade. Desconsidere a habilidade que ele recebe no 6º Nível, pois ela foi alterada no livro. Desconsidere também as invocações apresentadas no PDF. 
• O segundo PDF apresenta as invocações que estão no livro. Desconsidere apenas as invocações Frost Lance Kiss of Mephistopheles, essas não passaram para o livro oficial (Xanathar).

As legendas que citaremos na postagem se refere aos seguintes livros:

• MToF: Mordenkainen's Tome of Foes;
• PHB: Player's Handbook;
• SCAG: Sword Coast Adventurer's Guide;
• VGtM: Volo's Guide to Monsters;
• XGtE: Xanathar's Guide to Everything.

Recados dados, vamos ao conteúdo!




Builds e Combos para Warlock Hexblade

Atributos

Mesmo sendo um Bruxo que utiliza armas, Carisma ainda deveria ser o atributo que você irá deixar mais alto. Depois, você pode privilegiar Constituição ou Destreza dependendo da CA que você quer ter.
Lembrando que o Hexblade recebe Proficiência em Armaduras Médias.

Se você quiser lutar com duas armas, colocar pontos de atributo em Destreza ou Força nos níveis iniciais pode te ajudar a acertar mais ataques, mas nós não recomendamos isso porque já no 3º Nível você terá duas armas que usam Carisma na jogada de ataque e dano, uma proveniente da habilidade Hex Warrior e a outra é proveniente do Pacto da Lâmina.

Ter a Constituição alta te ajudará a não perder a Concentração e a resistir mais, já que você ficará na linha de frente.

Build Hexblade 5E
Créditos: Ted Thilander

Raça

Embora você possa escolher qualquer raça, aquelas que garantem mais pontos em Carisma te ajudarão a ter mais poder no início. Partindo desse princípio, as raças que recomendamos são:

PHB
• Elfo (Drow);
• Humano Variante (só se talentos estiverem habilitados);
• Dragonborn;
• Half-Elf;
• Tiefling (com qualquer subclasse do MToF)
VGtM
• Aasimar;
Yuan-Ti (se seu mestre liberou isso, rapaz...)
MToF
• Elfo (Eladrin, qualquer estação)

Invocações

É aqui que o Hexblade começa a tomar forma, com suas invocações místicas que ele adquire no 2º Nível. É muito importante que você pegue Improved Pact Weapon no 3º Nível, então, se você pegar duas invocações no 2º Nível, não se esqueça de substituir uma delas por ela quando passar para o 3º Nível!

Invocações Bruxo Hexblade
Lembrando: Não se esqueça de pegar Improved Pact Weapon no 3º Nível!

Pact Boon/Pactos

Aqui você não tem escolha: Pacto da Lâmina.
Apenas se você possuir esse talento você conseguirá atacar duas vezes usando sua Ação de Ataque.

Talentos

Se seu Mestre permitir talentos, existem talentos muito bons disponíveis para você:

Dual Wielder caso você queira manejar duas espadas;
Lucky, o talento é o mais roubado do jogo, why not?
Heavily Armored se você quer usar Armadura Pesada;
War Caster para você não perder a concentração das suas magias, principalmente Hex.

Se você criar um elfo, você pode pegar Elven Accuracy (XGtE). Ele permite que, caso você tenha vantagem em uma jogada de ataque que envolva Carisma, você pode re-rolar um dos dados da vantagem.

Multiclasse

Aqui é onde os combeiros deitam e rolam. Há três multiclasses excepcionalmente boas para se utilizar com um Bruxo Hexblade:

Guerreiro Battle Master é uma excelente multiclasse. Além de Action Surge (uma habilidade que você jamais quer jogar fora), as manobras de combate são muito boas para um Hexblade (principalmente o Precision Strike e o Riposte);

Paladino (qualquer arquétipo). Paladino é uma excelente multiclasse por conta dos espaços de magia do Bruxo e por conta do Hexblade's Curse, que aumenta a margem de crítico para 19-20 (Divine Smite usando espaço de magia causa 6d8, 12d8 em um Acerto Crítico). Embora Eldrich Smite faça o papel do Divine Smite, o dano é menor e o Divine Smite pode ser usado com uma arma que não esteja com o Pacto da  Lâmina (como o pacto do Hex Warrior, por exemplo);

Feiticeiro (depende do seu Mestre): Para essa Multiclasse funcionar, ela dependerá de um condicional: Seu Mestre. Isso porque existem alguns truques que só estão presentes no SCAG e eles estão limitados aos arquétipos presentes no mesmo livro (embora ele indique que Bruxos podem utilizar tais magias, mas enfim).
Esse combo é simples: Escolha o Truque Booming Blade ou Green-Flame Blade (esses truques fazem com que você realize um ataque normal com arma e acrescente um dano extra) e tente pegar quatro ou seis níveis de Feiticeiro, o que lhe concede quatro (ou seis) Pontos de Feitiçaria. Com isso, você pode usar  a metamágica Quickned Spell para que esses truques sejam conjurados usando uma Ação Bônus, realizando três ataques por turno:
• Um concedido pela magia;
• Dois da sua ação de Ataque Extra.

Como o dano dos truques variam conforme seu Nível de Personagem (ou seja, soma-se seus níveis de Bruxo e Feiticeiro), o dano extra concedido por esses truques é bastante elevado.

___

Por hoje é só pessoal!

Se tiverem mais sugestões de combos para Hexblade, deixe sua opinião nos comentários!
Se você gostou de nossa postagem, acompanhe a gente nas Redes Sociais!
Você pode curtir nossa página no Facebook, nos seguir no Twitter, no Instagram e no Google+!

Até a próxima!

Outras postagens que você vai gostar!
Conheça o Duelista, arquétipo criado por nosso Blog!

17 comentários:

  1. Muito bom artigo, apenas uma dúvida, no PHB diz que Warlock pode trocar uma invocation sempre que ganhar um nivel na classe, portanto não seria melhor pegar 2 no nível 2 e trocar um deles no 3?

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado! Sim, é melhor pegar duas invocações no Nível 2 e substituí-las depois!
    Obrigado por avisar, já estaremos alterando na postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo, eu jogo bastante de Warlock então estou sempre atras de guias e coisas diferentes para tentar, atualmente estou jogando de um Celestial Lock com 1 nv em Ladino por proficiências e história do personagem, agora só preciso que meu grupo pare de se suicidar em combate que está tudo tranquilo.

      Excluir
  3. Olá pessoal do jagand20, eu tenho alguns anos de 5e e tenho boas builds para compartilhar com vcs, como faço para entrar em contato?
    Atualmente, minha melhor build gira em torno de bruxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan! Você pode entrar em contato conosco por mensagem em qualquer uma das nossas Redes Sociais!
      Facebook: facebook.com/jogaod20
      Twitter: twitter.com/jogaod20
      Instagram: instagram.com/jogaod20
      E-mail: rolando20nod20@gmail.com

      Ficaremos felizes em partilhar seu conhecimento sobre a classe!

      Excluir
  4. to com uma duvida, o warlock diz que recupera espaços de magia (nao diz que eh so de warlock) queria saber vamos supor que voce ta la com magias de feiticeiro gasta e faz o descanso curto, recupera as de feitieiro? ou apenas as de warlock?agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele diz que vc recupera magias de warlock sim.
      "esses espaços de magia são recuperados com descanso curto ou longo"
      esses no caso, é os do warlock.

      Excluir
  5. Tenho uma Duvida, onde que diz que o warlock com o pacto da lamina pode atacar duas vezes no mesmo turno ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio, boa noite!
      Você precisa da invocação Thristing Blade (traduzido como Lâmina Sedenta), disponível a partir do Nível 5. Com ela, você pode atacar duas vezes (em vez de uma) quando realizar uma ação de ataque!
      Ela se encontra na página 61 do livro em Português ou página 111 do livro em Inglês!

      Esperamos ter ajudado!

      Excluir
  6. Uma dúvida de um iniciante, no caso de uma Multiclasse de Warlock as invocaçoes que necessitam nível seria de Warlock ou nível total do personagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você ganha novas invocações apenas quando aloca níveis na classe Bruxo, conforme dito no menu Eldrich Invocations
      "...When you gain certain warlock levels, , you gain additional invocations of your choice, as shown in the Invocations Know column of the Warlock Table"

      Qualquer dúvida, sinta-se a vontade para perguntar!
      Estamos ao seu dispor!

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção, realmente faz mais sentido!

      Excluir
  7. cara, umas correçoes:
    - arma do pacto da lâmina não te permite usar carisma no lugar de força/destreza, apenas o hex warrior permite isso!
    "Se você quiser lutar com duas armas, colocar pontos de atributo em Destreza ou Força nos níveis iniciais pode te ajudar a acertar mais ataques, mas nós não recomendamos isso porque já no 3º Nível você terá duas armas que usam Carisma na jogada de ataque e dano, uma proveniente da habilidade Hex Warrior e a outra é proveniente do Pacto da Lâmina" essa parte esta errada portanto, só é possível ter uma unica arma que utiliza carisma em ataque e dano e é por causa somente do hexwarrior, independente do nível!!
    - outra coisa é que qualquer mago/feiticeiro/bruxo pode escolher gfb ou booming blade como truque, nao só magos e feiticeiros.
    - o talento elven accuracy funciona quando vc tem vantagem em qualquer coisa, não só em carisma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel. Vamos ao seus pontos:
      • Arma de Pacto realmente não permite que você adicione o atributo de Carisma no dano da segunda arma. No entanto, o Hex Warrior permite que seus benefícios se estendam para quaisquer armas de pacto que você possua. Por isso sim, você terá duas armas utilizando Carisma;
      • Sabemos que Bruxos também podem utilizar GFB ou Booming Blade. A sugestão da multiclasse com Feiticeiro foi para conjurar os truques com Ação Bônus - não para permitir usar a magia. Por isso, citamos ainda que "embora ele indique que Bruxos com o Pacto da Lâmina pode utilizá-los, mas enfim";
      • O Elven Accuracy funciona apenas em Jogadas de Ataque que utilizam Destreza, Inteligência, Sabedoria ou Carisma - não em qualquer coisa como sugeriu.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Opa, se eu disser que eu estava atrás de um combo para um Warlock com espada e escudo tu acredita?! Mas então, qual seria o nível ideal para fazer uma multiclasse, já que isso atrasa bastante a progressão das spell slot para a Eldritch Invocation?

    E eu tava pensando... O que valeria mais a pena, pegar dois três niveis de paladino ou três níveis de guerreiro? Ambos terão o "duelism" como estilo de luta, mas o Divine Smite e o Oath of Conquer são muito boas, mas o Battlemaster aumenta um pouco a versatilidade... O que recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu acredito que a partir do nível 5 de Bruxo você já pode partir para uma Multiclasse. As magias de 4º Círculo não são tão interessantes a ponto de pegar níveis na classe apenas para tê-las. Mas ainda assim é uma troca complicada, já que pegando novos círculos de magia, as magias anteriores também recebem um upgrade. O mais recomendado mesmo é iniciar a multiclasse a partir do 14º Nível de Bruxo. A partir do 14º Nível, quando você matar um alvo com Hex Curse, você pode aplicá-la em um novo alvo com uma Ação Bônus, encerrando as habilidades ganhas por ser um Hexblade.

      Escolher entre Guerreiro e Paladino é bem complicado nessa situação. Divine Smite é muito útil, e somado com o crítico 19-20 do Hexblade's Curse e os espaços de magia de 5º nível do Bruxo, o dano causado a um alvo único é muito alto. O Action Surge do Guerreiro não é algo a se descartar, e se você pegar o arquétipo Samurai (Xanathar's Guide to Everything), você consegue disparar os quatro ataques do Action Surge com Vantagem por conta da habilidade de Samurai Fighting Spirit.

      Eu ainda assim ficaria com o Paladino, a quantidade de dano que ele conseguiria causar é muito mais alto que o Guerreiro e possui mais janelas de oportunidade, mas nada te impede de fazer as duas multiclasses. De Paladino, eu pegaria o Juramento de Devoção por conta do bônus de ataque ou Juramento da Vingança para ter vantagem em todos os ataques contra uma criatura por um minuto.

      Excluir

Posts Relacionados

Giro de Notícias - Novos produtos de D&D, data do FC de Pathfinder, Acq-Inc e mais!

Olá e boa tarde! Nosso Giro de Notícias está no ar para te atualizar sobre tudo o que acontece no mundo dos RPGs! Nessa semana, r...

Postagem mais visitada