quarta-feira, 6 de junho de 2018

Pathfinder 2ª Edição - O Paladino

Olá e bom fim de tarde, caros amigos!
Tudo tranquilo com vocês?

Já fazia um tempo que o conjunto de postagens mais lidas do Blog não aparecia por aqui, não é mesmo? Sim, é dele mesmo que a gente está falando: Pathfinder 2ª Edição!
E, para voltar em grande estilo, vamos falar sobre a classe mais polêmica até então de Pathfinder 2ª Edição: O Paladino!

Sem mais delongas, vamos ao post!

Paladino - Tipos de Paladino

Créditos: Cole Eastburn

A Paizo se ateve a falar bastante sobre os alinhamentos do Paladino, e com razão, já que a comunidade ficou um tanto quanto dividida em relação as decisões de design da Paizo.

A visão da Paizo é de que os Paladinos são campeões da sua deidade e alinhamento, podendo ir do tradicional Paladino Bom e Leal até o Anti-paladino Mal e Caótico. Para o Playtest - que será mais limitado do que a versão completa que só sairá em Agosto de 2019 - apenas o tradicional Paladino Bom e Leal estará descrita no livro.
No entanto, isso não quer dizer que essas vertentes más não existirão: a Paizo informou que:

"Isso não indica que anti-paladinos e tiranos se foram, ou que a porta está fechada para outros tipos de Paladino no futuro. Teremos uma pesquisa sobre o assunto no playtest, estamos abertos a mais opiniões e mesmo entre nossos quatro designers nós temos diferentes ideias. Mas nós queremos focar no playtest em fazer um Paladino Bom e Leal direito e primeiro acima de tudo. Se ou quando nós fazermos mais Paladinos ou Anti-Paladinos, tendo construído uma fundação de como um campeão fundamentando em alinhamento funciona, esse será o passo crucial para fazer todos eles serem atraentes e diferentes em jogo.

Houve um grande problema para a comunidade nesta parte: 
• Ter limitado a jogabilidade de uma classe por conta do alinhamento do personagem - nesse caso, Leal e Bom -, deixou a comunidade um tanto quanto desapontada. O segundo parágrafo, que diz que "ainda tem pesquisas, iremos conversar sobre o assunto" deixa um tanto quanto claro que a Paizo, pelo menos em um primeiro momento, não tem interesse em desenvolver anti-paladinos - até conseguirem desenvolver um bom entendimento de como uma classe baseada em alinhamentos funcional.
E isso coloca um risco inerente até mesmo no Paladino Bom e Leal: Se não se desenvolveu um bom método ou linha de partida para todos os paladinos, como raios esse Paladino irá funcionar e todos os outros não?

O Código


Se o problema das tendências é algo questionável por si só (para mim, algo muito retrógrado), o código do Paladino também tem suas contundências.

Isso porque no Pathfinder original, o Paladino era um tanto quanto restrito quanto ao seu Juramento: Se você descumprisse-o, você recebia uma pancada de problemas, desde não poder receber níveis de Paladino, perder acesso a suas habilidades e por aí vai. Essa mecânica foi um pouco afrouxada para a 2ª Edição, seja no código como na restrição (uma vez que há pouquíssimas habilidades de classe).

Quando você descumpre seu código, você "só" perde seus Pontos de Magia (usado para usar habilidades especiais, como as habilidades de divindade) e sua habilidade Aliado Honrado, recebendo-os de volta após realizar um ritual reconciliador.

Todos os Paladinos devem seguir o seguinte código:

• Você nunca deve cometer atos maléficos de bom grado, como um assassinato, tortura ou conjurar uma magia maligna;
  • Você nunca deve realizar ações que você sabe que irá ferir um inocente, ou, através de sua falta de ação, você fará com que o inocente se machuque quando você sabe que sua ação poderia razoavelmente preveni-lo. Esse princípio não lhe forçará a realizar uma ação contra possíveis danos em um inocente ou para sacrificar sua vida e seu futuro potencial em uma tentativa de proteger um inocente;
   • Você deve agir com honra, nunca trapacear, mentir ou se aproveitar dos outros;
    • Você deve respeitar a autoridade Leal ou o monarca legítimo/liderança em qualquer terra que você esteja, seguindo as leis exceto se ela violar um princípio maior;
Além disso, sua divindade poderá lhe introduzir novos princípios

Você percebeu que as primeiras linhas de cada texto formam uma escada?
Isso porque os princípios do topo são mais importantes que os princípios que estão abaixo dele. Logo, em uma situação onde haja conflito de princípios, você deverá seguir o maior deles na lista.

Isso desagradou tanto a parcela de pessoas que ignoravam esse código na primeira edição por ser extremamente restritiva e também desagradou os jogadores que gostavam desse código altamente restrito, que pode ser driblado por meio de princípios maiores.
Em contrapartida, alguns juramentos (que serão talentos) poderão lhe conceder vantagens mecânicas.

Finalmente, o Paladino


Finalmente chegamos na parte onde os combeiros gostam: As habilidades do Paladino.
O Paladino, no sentido de Proficiências, irá na contramão do Guerreiro: Enquanto o Guerreiro se torna Mestre no uso de armas, o Paladino se torna mestre no uso de armaduras, já dando ideia do papel do Paladino.
No primeiro nível, ele recebe a reação Golpe de Retribuição (Retributive Strike), onde ele poderá usá-la quando um aliado for atacado. O Paladino irá contra-atacar e, caso acerte, enfraquecerá o inimigo. Ele também recebe, no primeiro nível, uma das habilidades assinatura do Paladino: Curar com as Mãos (Lay on Hands). Consumindo com uma ação, você cura o alvo e também aumenta sua AC/CA por um turno.

No 3º Nível, você recebe a habilidade Aliado Honrado, onde você pode inserir um espírito sagrado em uma arma, uma montaria ou um escudo!
Já no 19º Nível, ele recebe o Desafio dos Heróis (Hero's Defiance). Sem consumir Reação, você pode usá-la quando você alcança 0PV, dando uma grande carga em seus PV's.

Talentos e Litanias


Devido ao tamanho do post, a Paizo deu pouca ênfase nos talentos e litanias do Paladino, mas traremos-os aqui:


___

Por hoje é só, pessoal!
Espero que vocês tenham curtido a postagem! O que vocês acharam do design do Paladino?
Deixem suas opiniões no campo de comentários!

Se gostou do post, não se esqueça de acompanhar-nos nas Redes Sociais!
Você pode curtir nossa página no Facebook, nos seguir no Twitter ou no Google+!

Até a próxima!

Outros posts que você pode gostar!
Tem algumas leituras muito bacanas em promoção!
Veja o Mago em Pathfinder 2ª Edição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

House-Rule para Testes de Habilidade de Mike Mearls para D&D 5E

Olá e boa noite! Tudo tranquilo com vocês? Para a galera que acompanha o Twitter dos designers da 5ª Edição de Dungeons and Dragons - ...

Postagem mais visitada