domingo, 24 de junho de 2018

Pathfinder 2ª Edição: Condições

Olá e boa noite, caros leitores!

Estamos cada vez mais próximos do fim de nossa coluna sobre Pathfinder 2ª Edição e cada vez mais próximo do lançamento de Pathfinder Playtest, que será lançada em Agosto (lembrando, ele será gratuito!).
Na postagem de hoje, vamos falar das condições em Pathfinder 2ª Edição!



Esteja pronto para as condições que lhe aguardam em Pathfinder 2ª Edição!

Condições


Para quem não pôde jogar Pathfinder original ou até mesmo as versões mais recentes de Dungeons and Dragons, condições são efeitos positivos ou negativos que podem afetar seu personagem. Algumas das condições mais conhecidas são o Petrificado - onde seu personagem vira pedra - e Cego - que é auto-explicativo. Essas condições poderiam demorar alguns segundos para se encerrar ou até mesmo dias, dependendo do que ocasionou a condição.
As condições podem ser aplicadas por magias, itens, habilidades e afins, mas muito provavelmente as condições recuam em um ponto no final de seu turno, assim como ocorre com a condição Amedrontado (explicado no final da postagem).

Na nova versão de Pathfinder, alguns efeitos poderão fazer com que as condições possuam estágios prévios, concedendo bônus ou penalidades antes mesmo da condição ser finalmente aplicada. Um bom exemplo disso é o Veneno do Sono, retratado em nossa postagem sobre o Alquimista, explicada abaixo:

Conditions Pathfinder 2ED


Como você pode ver, a condição Dormindo ocasionado pelo Veneno do Sono é precedido por Lentidão 1 no primeiro estágio e Dormindo por uma rodada no segundo estágio. Isso não quer dizer que a condição funcionará dessa forma sempre: os efeitos antecessores dependem da causa que infligiu a condição. A magia Sono (sleep) poderá ser mais efetiva para aplicar a condição Dormindo do que o Veneno do Sono, por exemplo.

Outros testes de resistência deverão ser realizados nos turnos subsequentes para medir o estado da condição:
Com um sucesso, o estágio recuará em um ponto e, em um fracasso, o estágio se agravará em um ponto e, se o estágio chegar a 0, ele se encerra.
Infelizmente, não foi comentado como as condições irão se encerrar.

Um segundo fator interessante sobre as novas condições é que elas não são cumulativas. Por exemplo, se dois efeitos fazem com que você aumente seu deslocamento em 1,5 e 3m, você receberá o maior valor possível (3m nesse caso) em vez de receber a soma. Da mesma forma, quando dois efeitos fazem com que você perca uma e duas ações, você perderá duas (o maior) em vez de seu somatório.

Acelere e freie!


Com a nova mecânica de ações (resumidamente, você possui 3 ações para fazer o que quiser), duas novas condições foram criadas especialmente para esse sistema: Acelerado/Rápido e Lentidão (quick/slowed).
A condição Quick concederá uma ação extra para o personagem agir, enquanto que a condição Slowed remove uma ou mais ações do alvo, além de impedi-lo de preparar ações.

Se lembra que comentamos que as condições não são cumulativas? Aqui isso também ocorre.
Por exemplo, o Monge, no 20º Nível com a habilidade Rapidez Duradoura recebe uma ação extra para realizar ações de pulo. A magia Velocidade (Haste) concede uma ação extra para se deslocar ou atacar.
Um monge com Rapidez Duradoura e sob os efeitos de Haste recebe apenas uma ação extra, mas poderá utilizá-la para as ações de pulo do Monge ou para atacar/deslocar-se devido ao Haste.

Algumas Condições


Ao longo do post da Paizo sobre as condições, ela demonstrou os efeitos de algumas condições. Mostraremos aqui as condições mencionadas e suas implicações:

Condições Pathfinder 2ª Edição
Estupefato é uma condição MUITO legal!

Considerações


Eu particularmente gostei da forma como as condições estão sendo trabalhadas, estando bem coeso com o design do jogo e o novo modelo de ações. Além disso, essas condições oferecem efeitos bem variados (e até divertidos, como perder a sua conjuração), bem diferente do modelo D&D 5E onde quase todas as condições impõem apenas vantagem e desvantagem.
Além disso, o fato de não ter um save para encerrar a condição em diversos casos me agrada bastante (e algo que me incomoda profundamente no atual sistema da Wizards of the Coast).

__

Por hoje é só pessoal!
O que você tem achado de Pathfinder 2ª Edição até aqui? Deixe sua opinião nos comentários!

Lembrando que você pode acompanhar-nos nas Redes Sociais para ser avisado de novos posts!
Você pode curtir nossa página no Facebook, nos seguir no Twitter, no Instagram e no Google+!

Até a próxima!

Outros posts que você pode gostar:
Veja nossa relação de postagens sobre Pathfinder 2ª Edição!
Conheça as habilidades do Bárbaro em Pathfinder 2ª Edição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Unearthed Arcana - Bardo e Paladino traduzida!

Olá e boa tarde, caro aventureiro! De forma surpreendente, a Wizards of the Coast disponibilizou uma nova Unearthed Arcana  nesta tarde (...

Postagem mais visitada