sábado, 9 de junho de 2018

NewbieTips #002 - Prepare uma sessão por vez

Olá e boa tarde, caros companheiros!
Tudo bom com vocês?

Há algum tempo atrás, li em uma comunidade de RPG uma pergunta de um mestre novato que iria narrar pela primeira vez. A pergunta era simples: "qual a aventura vocês recomendam para um novato?". Eu, por ver muita gente recomendando a Lost Mines of Phandelver (que está incluso no Starter Set), indiquei essa aventura. Para minha surpresa, o narrador novato respondeu "essa aventura é muito curta, quero outra".
Minha reação foi "Ué, mas você ainda nem começou a narrar e já quer algo longo?"

No nosso Newbie Tips #002 dessa semana, falaremos sobre um grande mal de novos narradores: Preparar mais sessões do que o necessário.

Narrador Novato
Fique calmo, mestre! Temos dicas para vocês!

Prepare uma sessão por vez


É fato que muitos dos novos narradores que estão surgindo estão sendo diretamente influenciados por campanhas de grandes streamers, como o Critical Role, Azecos, Gruntar e muitos outros. Ao assistir e se inspirar nesses caras, é natural que um novato vá querer fazer algo tão grandioso quanto esses caras fazem ou fizeram.

No entanto, isso pode te atrair para uma grande armadilha.

Se você acompanhar o início dessas campanhas longas, elas começaram descompromissadas com a duração da aventura e, conforme adquiriram corpo e visibilidade, elas começaram a ser moldadas para se tornarem as longas campanhas que você acompanha hoje.
Quando você planeja algo muito distante com a finalidade de se tornar uma campanha, você corre dois riscos:

Criar um roteiro imutável: Com a ideia da campanha já em mente, você prende os jogadores em sua história e não abre a possibilidade dela ser modificada, afinal, você já tem planos do que ocorrerá daqui pra frente. Os personagens se transformam em coadjuvantes de sua aventura e você se torna o protagonista.
Para um mestre iniciante, realizar aventuras no estilo railroad (forma como chamamos as aventuras imutáveis, onde o mestre já determinou início, meio e fim) é aceitável e até mesmo recomendável para que o narrador novato se sinta mais seguro. No entanto, se os jogadores começarem a perceber que eles não possuem voz alguma na narrativa e no degringolar da história, você terá problemas.

Esquecer o mais importante: a sessão seguinte: Digo isso por experiência própria: De nada adiantará você planejar 5 à 10 sessões no futuro se ela acabar antes desses momentos chegarem. E quando se é novato e acaba preparando além da conta, isso ocorre com frequência.
Isso porque o mais importante não é o prosseguimento da aventura ou o plot que você introduziu na sessão 3 e que fará sentido na sessão 20, e sim a sessão seguinte. Se sua sessão seguinte for ruim e já houver um histórico de sessões anteriores que os jogadores não gostaram, é quase certo que sua aventura vai ter o desfecho que você não quer: os jogadores não irão mais querer jogá-la. Podemos enquadrar também nesses casos o fato do próprio mestre desanimar da aventura porque seus jogadores não estão seguindo com a aventura da forma como você queria.

Com isso dito, podemos dar algumas dicas valiosas sobre o assunto preparar sessões:

Gaste o tempo que for necessário para preparar a sessão seguinte: Em vez de desperdiçar seu tempo investindo em algo duvidoso, ataque algo concreto como a próxima sessão. Gaste quanto tempo for necessário para que ela fique nos moldes que você deseja. 
Se todo mundo se divertiu no final dela, é isso o que importa, e a chance deles quererem continuar jogando é muito maior!

Saiba a hora de parar: O plot da sua aventura acabou e os jogadores estão pedindo por mais sessões?
Veja se você consegue manter a qualidade da aventura. Caso sua resposta seja não, é melhor que você termine-a em um nível alto do que manchar a história da campanha com um prosseguimento ruim.
Você sempre poderá realizar uma nova aventura para satisfazê-los!

• Comece a planejar uma campanha quando for realmente necessário: Se seus jogadores estão começando a querer saber mais sobre a trama ou pedir por mais detalhes sobre o mundo, talvez essa seja a hora de você pensar em transformar sua aventura em uma campanha. Se seus jogadores realmente estiverem interessados na sua aventura, você pode pedir para eles te ajudarem nessa empreitada, criando cidades, NPC's e organizações. Tenho certeza que eles ficarão felizes em ver as coisas que criaram sendo utilizadas no seu jogo!

• Não tenha medo de usar campanhas curtas: Não seja como o amigo citado no início da postagem!
Se a aventura for curta, você pode criar sua própria aventura quando ela acabar ou continuar com outras aventuras prontas!
No caso de Lost Mines of Phandelver, você poderá prosseguir com Hoard of the Dragon Queen ou Storm King's Thunder

__

Por hoje é só, pessoal!
Esperamos que tenham gostado da postagem!

Quer ver mais postagens de nosso Blog? Acompanhe a gente nas Redes Sociais!
Você pode curtir nossa página no Facebook, nos seguir no Twitter, no Instagram (recém criado, vai ter bastante coisa por lá) e no Google+!

Até a próxima!

Outros posts que você vai gostar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Promoção de livros de terror e Game of Thrones!

Olá e boa tarde, fãs do RPG! Tudo certo com vocês? Como vocês já sabem, toda terça a gente costuma vasculhar a internet em busca das ...

Postagem mais visitada