terça-feira, 15 de maio de 2018

Unearthed Arcana: Centauro e Minotauro

Olá e boa tarde!
Tudo tranquilo com vocês?

Na data de ontem (14/05), a Wizards of the Coast liberou, por meio do quadro Unearthed Arcana (um alpha/beta teste) as raças Centauro e Minotauro para D&D 5E. Vamos ver o que a classe faz?
Você pode baixar o PDF inglês aqui, mas traduziremos a raça, abaixo:

Centauro para D&D 5E


Nos limitaremos aqui a falar apenas das estatísticas da classe, que é o que vocês desejam ver, afinal:

Incremento de Habilidades: Sua força aumenta em 2 pontos e sua sabedoria aumenta em um ponto;
Idade: Mesma taxa de um humano;
Alinhamento: Tende a neutralidade;
Tamanho: Médio, embora seja mais alto que um humanoide;
Deslocamento: Seu deslocamento base é de 12m/40ft;
Carga: Se você se mover ao menos 6m/20ft em linha reta em direção a um alvo e acertá-lo com um ataque corpo-a-corpo no mesmo turno, jogue o dano da arma duas vezes e adicione ao dano causado. Após você usar essa habilidade, você não poderá usá-la até realizar um Descanso Curto ou Longo;
Cascos: Seus cascos são armas naturais corpo-a-corpo, na qual você é proficiente no uso. Se você acertar o ataque, o alvo sofre dano concussivo igual a 1d6 + Modificador de Força;
Corpo Equino: Você é considerado uma categoria acima para determinar sua capacidade de carga e o peso que você pode empurrar ou puxar. Além disso, qualquer escalada que exija mãos é mais complicado para você por conta de seus cascos. Quando você realizar tais escaladas, cada 1,5m de escalada lhe custa 6m extras, em vez de mais 1,5m.
Por fim, uma criatura Média ou menor pode montar em seu tronco equino se você permiti-la. Você age como uma criatura independente;
Sobrevivente: Você é Proficiente na perícia Sobrevivência;
Natureza Híbrida: Você é considerado um Humanoide e uma Monstruosidade. Você é afetado por efeitos de jogo que englobem um desses tipos;
Idiomas: Você sabe ler, escrever e falar Comum e Silvestre 

Centauro 5E
Créditos: Hoàng Lâp

Minotauro


Incremento de Habilidades: Sua Força aumenta em 2 pontos e sua Constituição aumenta em 1 ponto;
Alinhamento: Tende a alinhamentos leais;
Tamanho: O tamanho médio de um Minotauro é de 1,80m/6ft e eles possuem um corpo forte e entroncado. Seu tamanho é Médio ;
Deslocamento: Seu deslocamento base é de 9m/30ft;
Chifres: Seus chifres são armas naturais corpo-a-corpo, na qual você é proficiente no uso. Se você acertar o ataque, o alvo sofre dano perfurante igual a 1d6 + Modificador de Força;
Arremetida Escornada: Imediatamente após você utilizar uma ação de Disparada e se mover, ao menos, o seu deslocamento comum, você pode realizar um ataque corpo-a-corpo com seus chifres como uma Ação Bônus; 
Batedura de Chifres: Imediatamente após você acertar uma criatura com um ataque corpo-a-corpo como parte de sua Ação de Ataque, você pode tentar derrubar a criatura com seus chifres usando sua Reação. A criatura não pode ser mais que uma categoria maior que você e não deve estar mais distante que 1,5m/5ft de você. Ela deverá realizar um Teste de Resistência de Força com dificuldade 8 + seu Modificador de Proficiência + seu Modificador de Força. Se ela falhar, você a empurra 1,5/5ft para longe de você. 
Ameaçador: Você é Proficiente na perícia Intimidação;
Natureza Híbrida: Você é considerado um Humanóide e uma Monstruosidade. Você é afetado por efeitos de jogo que englobem um desses tipos;
Idiomas: Você sabe ler, escrever e falar Comum e Minotauro. 

Minotauro 5E
Créditos: Dyana Wang

Nossa opinião sobre as Raças


Centauro
• Ele poderia ter a ação de Disparada como Ação Bônus OU;
• Poder realizar um ataque corpo-a-corpo usando uma Ação Bônus após usar a ação de Disparada;
• A Carga poderia escalar conforme os níveis, permitindo mais usos conforme o progresso do personagem. Limitar a apenas uma vez por descanso é um pouco exagerado e a habilidade perde boa parte de sua utilidade;
• Você pode declarar que usará Carga após realizar um Acerto Crítico, da mesma forma que um Paladino faz MAS;
• A habilidade Carga exige que você fique se movendo para poder ter a chance de aplicá-la quando um 20 natural sair. Eu não gosto de mecânicas que lhe forcem a se mover por conta de um benefício, acho que fica algo meio irreal em um combate. Mas claro, isso é uma opinião estritamente pessoal.

Minotauro
• Talvez deixar a Raça com categoria Grande seria mais interessante;
• Ele deveria ter a mesma mecânica de Carga que o Centauro possui (o Goliath do Player's Companion também possui);
• Acho que poder atacar com os chifres como uma Reação após receber dano seria uma mecânica mais interessante do que dar um ataque após realizar uma Ação de Disparada.

No frigir dos ovos, acredito que ambas as raças ficaram equilibradas, mas ela abre muito pouco espaço para sub-raças - um problema enfrentado pelo Tiefling, por exemplo. É algo que eu permitiria facilmente no meu jogo.

E vocês, aventureiros e aventureiras, o que acharam de ambas as raças? Forte? Fraco? Equilibrado?
Use o campo de comentários para deixar sua opinião!

Até a próxima!

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