quarta-feira, 23 de maio de 2018

Pathfinder 2ª Edição: Magias (parte 2)

Olá e boa noite/bom dia!
Tudo bem com vocês?

No Sábado passado, começamos a falar sobre o funcionamento das Magias em Pathfinder 2ª Edição. No post de hoje, falaremos sobre alguns tópicos que não foram citados, como as Magias de 10º Nível, Rituais, Tradições Arcanas e mais alguns exemplos do funcionamento das magias!

Sem mais delongas, vamos ao post!


Magias de 10º Nível


As Magias de 9º Nível da versão original de Pathfinder serão as novas magias de 10º Nível da 2ª edição de Pathfinder. A diferença é que as magias de 10º Nível não terão custos elevados como ocorriam antigamente.
Por conta da mudança, a equipe da Paizo pôde criar um novo leque de magias de 9º Nível, como as magias Fabricated Truth (verdade fabricada)e Natural Incarnate (encarnar naturalmente). Infelizmente, a Paizo "tirou o doce da boca da criança" e não deu maiores detalhes sobre as magias citadas.
Para se ter uma ideia do quão importante é essa redução de custos, a magia Desejo precisa de "apenas" 25.000 PO para ser conjurada.

Créditos: Wayne Reynolds

Rituais


Os Rituais funcionam como Magias, mas com históricas ricas e conjuração extremamente longa quando comparada a uma magia. Outros personagens podem ajudar o conjurador principal a realizar o ritual. Os Rituais foram introduzidos no Occult Adventures, livro que adiciona novas classes que mexem com o Misticismo (como o Ocultista e o Espiritualista), novos arquétipos e novos talentos - mas tudo relacionado ao Ocultismo de alguma forma. Os Rituais de Pathfinder serão deveras similares aos apresentados nesse suplemento.
O mais interessante dos Rituais é que você não precisa ser versado nas artes arcanas ou divinas para realizar um ritual! Tendo capacidades em Arcanismo, você já poderá conjurá-la. Um exemplo citado no próprio Blog da Paizo é um caso onde o Clérigo do grupo morre. Um monge, devidamente treinado, poderia realizar um Ritual de Ressurreição no Clérigo.
Assim como na versão original de Pathfinder, falhar em um Ritual pode lhe trazer problemas extremamente graves - tais como invocar uma criatura ou entrar em um limbo.

Tradições Arcanas


Uma das ideias da Paizo é trabalhar melhor as Tradições Arcanas, algo bem esquecido em quase todos os sistemas de RPG. Eles querem diferenciar radicalmente as fontes de magia existentes:
Magia Arcana: A Magia Arcana mistura essência material (tudo aquilo que existe fisicamente) e essência mental (um bloco preenchido com pensamentos racionais, lógica e memórias). 
Isso quer dizer que os conjuradores de Magias Arcanas tenderão a Lógica e a Racionalidade para conjurar suas magias.

Já as magias Divinas se situam no espectro oposto da Magia Arcana: Serão baseadas em energias espirituais (poder baseado na imortalidade e em energias de outro mundo) e energia vital (uma força universal que nos concede intuição e instintos). Isso indica que as magias Divinas serão baseadas na Fé, naquilo que não é possível ver e nas fontes de poder além do Plano Material.

Para nós, jogadores, isso não se traduz em muita coisa, mas basear as fontes de magia dessa forma permitiu a Paizo a criação de novas magias baseadas em tais tradições. Para os jogadores, isso ajuda a entender a fonte de suas magias e como conjurá-las no sentido de interpretação.

Outro exemplo de Magia


No final do último post, citamos um exemplo de Magia Curar. Para afixar a ideia de como as Magias irão funcionar, vamos dar outro exemplo com a magia Vampiric Exsanguination:


O que podemos notar:

• A magia possui dois componentes. Logo, você precisa de duas ações para conjurá-la;
• Aparentemente, se você matar a criatura, você não receberá Pontos de Vida Temporários proveniente dela;
• Você poderá conjurar a magia como 8º Nível causando 13d6 e 10º nível causando 16d6;
• Uma falha crítica poderá conceder muitos Pontos de Vida temporários;
• Embora não tenha sido citado nenhum teste, provavelmente o alvo deverá realizar um Teste de Fortitude.

Por hoje é só pessoal!

O que acharam das magias? A Paizo está indo na direção certa com as mudanças propostas? Deixe sua opinião nos comentários!
Gostou do post? Lembre-se que você pode nos acompanhar nas Redes Sociais e ficar por dentro de tudo o que fazemos! Você pode curtir nossa página no Facebook, nos seguir no Twitter ou no Google+!

Até a próxima!

Outros posts que você pode gostar:
Tem promoção relâmpago na Amazon!
Veja o arquétipo para D&D5E criado por nosso Blog, o Apostador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Promoção de livros de terror e Game of Thrones!

Olá e boa tarde, fãs do RPG! Tudo certo com vocês? Como vocês já sabem, toda terça a gente costuma vasculhar a internet em busca das ...

Postagem mais visitada