quinta-feira, 12 de abril de 2018

Pathfinder 2ª Edição - Acertos e Erros Críticos

Olá e boa tarde, caros colegas!
Como vai a preparação para as mesas do fim de semana?

Voltando a falar sobre as novidades apresentadas por Pathfinder 2ª Edição, dois fatores divertidos em todo e qualquer RPG serão apresentados hoje: Os acertos e erros críticos!

Sem delongas, vamos ao conteúdo!



Pathfinder Playtest

Acerto Crítico e Falha Crítica


Vimos que muitas mecânicas de crítico foram abolidas no D&D 5ª edição quando em comparação com D&D 3.5. Essas modificações ocorreram para que o jogo se tornasse mais rápido, sacrificando no processo a letalidade do crítico. No entanto, Pathfinder 2ª Edição tomou um caminho diferente para agilizar o jogo:

Toda jogada de dados é realizada contra uma Classe de Dificuldade ou CA, que deve ser batida usando o D20 + Proficiência (algo como a perícia do D&D 3.5) + Modificador de Habilidade + Outros bônus. Algumas coisas especiais acontecem quando você tira números especiais no dado ou bate a dificuldade com valores altos:

• Se você conseguiu ter resultado igual ou superior a dificuldade, você obteve sucesso!
• Se você conseguiu ter resultado superior a dificuldade + 10, você obteve sucesso crítico!
• Se você conseguiu o valor 20 no dado e igualou ou superou a dificuldade, você obteve sucesso crítico!

No entanto, vento que ventá lá, venta cá. Você também pode ter efeitos indesejáveis caso obtenha valores muito baixos ou um valor no dado em específico:

• Se você não conseguiu ter resultado igual ou superior a dificuldade, você falhou no teste!
• Se você conseguiu ter resultado inferior a dificuldade - 10, você obteve falha crítica!
• Se você conseguiu o valor 1 no dado e não conseguiu igualar ou superar a dificuldade, você obteve falha crítica!

A grande diferença aqui é que cada tipo de teste de dificuldade ou habilidade usada concederá efeitos de Sucesso Crítico ou Falha Crítica diferente!

O Exemplo Bola de Fogo


Para ajudar, existe um exemplo prático sobre como as coisas funcionariam no caso de uma Bola de Fogo ser conjurada em você!

Obteve Sucesso: Recebe metade do dano;
Obteve Sucesso Crítico: Não recebe dano;
Obteve Falha: Recebe o dano normalmente;
Obteve Falha Crítica: Recebe o dobro de dano;

Isso demonstra que Pathfinder não quer trilhar o caminho de D&D 5E e quer manter os efeitos devastadores do Acerto Crítico, com um plus: As falhas críticas também serão muito relevantes!

Proficiências


Embora muito pouco tenha sido comentado de forma prática sobre a Proficiência, saberemos que ela terá níveis (imagino eu algo similar as Perícias da 3.5 - você pode distribuir pontos - no entanto, aqui será chamado de Proficiência). As proficiências, quando em níveis altíssimos, poderão afetar os efeitos desses quatro pilares (Sucesso, Sucesso Crítico, Falha e Falha Crítica).

Por exemplo, caso você tenha nível de proficiência Lendário no teste de resistência de reflexos e tiver um Sucesso neste teste de tesistência, esse sucesso é transformado em Sucesso Crítico! Da mesma forma, ele pode transformar suas Falhas Críticas em apenas Falha em tal teste!

Os quatro pilares


No entanto, não é por haver 4 pilares de Sucesso que todos eles coexistirão em uma mesma ocasião. Por exemplo, se um efeito não menciona o que ocorrerá em um Sucesso Crítico, todo sucesso crítico obtido nesse efeito se transformará em um Sucesso. Da mesma forma, se um efeito não menciona o evento decorrente de uma Falha Crítica, toda falha crítica é transformada em uma falha. No entanto, isso não impede de haver falhas críticas em ocasiões onde não haja sucesso crítico e vice-versa.

Por exemplo, no caso de um ataque denominado Golpe (strike), ele apresenta os seguintes efeitos:

Em um Sucesso: Você causa dano igual ao seu resultado no dado da arma (ou ataque desarmado) mais o seu modificador de força caso seja um ataque corpo-a-corpo, mais qualquer outro bônus aplicável.
Em um Sucesso Crítico: Você causa o dobro de dano - você rolará o dobro de dados e adiciona o dobro de seu modificador, além de adicionar o dobro de qualquer bônus aplicável.

Por não listar Falhas e Falhas Críticas, nada acontecerá caso o atacante não consiga alcançar a dificuldade do teste ou consiga uma falha crítica.

Erro Crítico Pathfinder 2ª Edição
Ilustração de Wayne Reynolds

Esse método de Sucesso Crítico é bem interessante pelos múltiplos efeitos que ele pode gerar. Um efeito de Sucesso Crítico de uma magia Dominate não será igual à outras magias, como Banishment e qualquer outra magia.

__

Por hoje é só pessoal!
Esperamos que vocês tenham gostado! O que vocês acharam desse método de Acertos Críticos?

Não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter para não perder nenhuma novidade do Blog!

See ya!

Próximo post sobre Pathfinder 2ª Edição!
Aprenda como Pathfinder usará a Proficiência em sua nova versão!

Outros posts que você pode gostar!
Está querendo narrar jogos de Terror? Veja nossas dicas!
Quer dicas para construir sua masmorra? Explicamos algumas coisas sobre estruturas de masmorras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

House-Rule para Testes de Habilidade de Mike Mearls para D&D 5E

Olá e boa noite! Tudo tranquilo com vocês? Para a galera que acompanha o Twitter dos designers da 5ª Edição de Dungeons and Dragons - ...

Postagem mais visitada