sexta-feira, 2 de março de 2018

Papo de Mestre: Peça Feedback!

Olá e boa noite, Mestres de plantão!
Como vão na preparação de mesas para esse fim de semana?

No post de hoje, falaremos sobre um ponto muito importante para os Mestres, mas que diversos mestres (principalmente os novatos) esquecem: O Feedback!

O que é Feedback?


Como pedir Feedback no RPG
Créditos: Momentum Solutions

Uma tradução simplória para feedback é retroalimentação, mas o termo é tão esquisito que é utilizado o termo original, feedback, o que pode confundir muitos sobre a real utilidade da ferramenta.
Nós podemos definir feedback como uma resposta a algum estímulo (como um erro ou uma atitude negativa ou positiva), com o intuito de melhorar/aprimorar o desenvolvimento do profissional.
O feedback possui diversas utilidades, mas falaremos ao longo desse post sobre as duas mais importantes para o RPG :
• Propor ações corretivas;
• Conciliar expectativas.

Para que pedir Feedback?


É natural do ser humano errar, e em muitas das vezes, nós não temos noção de que estamos cometendo um erro, seja em âmbito profissional ou em frente a um grupo de RPG. Com o Feedback, você terá a chance valiosa de saber o que os seus jogadores estão pensando sobre as suas sessões de jogo.
E isso é extremamente relevante para detectar falhas que você, mestre, está cometendo! Muitas das mesas terminam prematuramente porque os jogadores não estão gostando da forma como as sessões estão sendo conduzidas - e isso não envolve apenas a narrativa: regras da casa, história do jogo e combates podem ser um dos mais diversos motivos pelos quais seus jogadores não estão gostando de seu jogo.
O segundo motivo pelo qual o Feedback é importante no RPG é para conciliar as expectativas de seus jogadores com as suas. Já comentamos que RPG é um jogo de história compartilhada, portanto, você e seus jogadores deverão criar uma história dentro do jogo. E as vezes, nem sempre o tipo de história que você quer contar é a história que seus jogadores querem participar. Portanto, o Feedback ajuda a identificar tais desvios e você como Mestre pode propor melhorias para melhorar a experiência de seus jogadores com seu jogo.

Um exemplo claro: Em uma de minhas mesas, por conta da história que foi criada no decorrer dos jogos, a campanha se inclinou a ter doses de intriga política e narrativa heroica/fantástica. No entanto, ao recolher o feedback, pude notar que meus jogadores queriam mais caças ao tesouro e exploração de novos locais. Claro, isso pouco tem haver com a história que já foi criada, mas posso propor algumas mudanças para que a expectativa de meus jogadores seja atendida.

Quando pedir o Feedback?


O ideal é sempre pedir o Feedback no término da sessão, quando a mente dos seus jogadores ainda está fresca com todos os acontecimentos da sessão. Após esse período, o Feedback pode ser prejudicado por conta do esquecimento. Porém, caso não haja outra alternativa, concentre-se mais em absorver tais feedbacks: Para algo ficar marcado no jogador por tanto tempo, certamente é algo relevante para ele, já que ele não se esqueceu mesmo com a passagem do tempo.

Absorva o Feedback


É da natureza do ser humano entrar em "modo de defesa" quando atacado ou contrariado, atacando aqueles que o criticam ou defendendo-se tão bem quanto uma tartaruga dentro do casco. Independentemente se sua defesa for convincente ou não, jamais cometa tais atitudes! No calor do momento, é muito difícil para qualquer pessoa agir de forma racional e, consequentemente, se perdendo em seus argumentos.
Absorver o Feedback é a parte mais importante e crítica do processo. Vai ser duro engolir um feedback negativo quieto, mas faz parte do processo. O importante aqui é ouvir o que seus jogadores tem a dizer e reservar um tempo para pensar nas críticas recebidas e refletir se as críticas possuem fundamento. Caso positivo, reserve mais tempo para buscar a solução.

Nem todo Feedback é válido


O que muitas pessoas esquecem (até mesmo no campo empresarial, onde o Feedback é mais difundido) é que nem todo feedback é válido, ou seja, nem todo feedback que receber terá fundamento ou será concreto - ou até mesmo verdadeiro. Quanto a isso, não há dicas: Você como Mestre precisará ter o feeling de entender quando o feedback é válido ou não. Se o feedback não for válido, é interessante você comunicar isso aos jogadores - talvez eles te façam mudar de ideia.

Um exemplo claro: Há algum tempo atrás, tive uma sessão com 6 jogadores, onde dois deles estavam ingressando na campanha pela primeira vez. Os dois jogadores que iniciaram nessa sessão começaram a sessão bem distante dos outros quatro personagens, então, me aproveitei de um gancho da história, informei a missão que outros personagens estavam fazendo e eles se dirigiram ao local. Depois disso, toquei o combate dos outros 4 jogadores e logo os outros dois jogadores que iniciaram a campanha naquele dia entraram no combate também. Um dos jogadores reclamou que não foi feito "travel time", onde ele queria interagir com o outro jogador que havia iniciado junto com ele. Depois de absorver o feedback, eu o descartei.
Por que fiz isso? A premissa foi simples: Os outros jogadores já estavam aguardando para chegar a sua vez para jogar por mais de 30 minutos. Pelo fato de um dos jogadores novos ter perfil Contador de Histórias, ter dado tempo para eles interagirem tomaria mais 30 minutos da sessão, o que seria desmotivador para o resto do grupo que já aguardava. Ter ignorado a parte do travel time, por mais que fizesse um jogador insatisfeito - fez outros 5 jogadores felizes com o andamento da sessão (inclusive, foi um combate FODA).

Ferramentas para pedir Feedback


Pessoalmente, após a sessão: Como já dissemos, o ideal é você recolher o Feedback direto da fonte, na hora. No entanto, as pessoas mais tímidas podem ficar comedidas em fazer críticas com tantas pessoas em volta.

Seus Grupos de RPG: Uma segunda ferramenta para pedir Feedback são os meios de comunicação que você possui com seu grupo de RPG - seja no Facebook, Whatsapp, Telegram ou qualquer outro meio que você tenha de entrar em contato com todos ao mesmo tempo-, e o bom é que você pode responder os feedbacks com mais antecedente quando comparada a uma sessão presencial!

Google Forms: Uma última boa ferramenta para Feedback é o Google Forms! Com ele, você pode criar uma pesquisa e seus jogadores responderão de forma anônima - ajudando os mais tímidos a responderem sem temor de serem repreendidos.

Por hoje é só pessoal!
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Até logo!

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