domingo, 25 de março de 2018

Áureos, RPG nacional sobre a escravidão, está em Financiamento Coletivo!

Olá e boa noite, adeptos do RPG!

No post de hoje, falaremos sobre o Áureos RPG, um RPG nacional de cenário/sistema próprio que está em Financiamento Coletivo no site do Catarse!

Áureos RPG
Créditos: Secular Games


Áureos RPG


Áureos RPG é um cenário/sistema cujo período histórico remete ao fim do Brasil Colônia e início do Brasil Imperial (1822-1889), época marcada principalmente pela escravidão dos negros, trazidos da África para o Brasil em navios com condições insalubres. Dentro de  jogo, os jogadores interpretarão Áureos, denominação dada aos que são abençoados pelos Orixás por terem lutado contra o "regime escravocrata" da época. E seu objetivo é simples: Libertar todo o seu povo da escravidão.
Mas já lhe adianto, não será tarefa fácil!

Sistema de Áureos RPG


Nós nunca havíamos visto um sistema tão inovador e coeso com a ambientação quanto Áureos RPG, e explicaremos a seguir um pouco das mecânicas inovadoras propostas pelo sistema:


A Roda


A primeira inovação do sistema perante os demais foi a criação da Roda, um círculo com 16cm de diâmetro que funciona como uma espécie de "rolador de dados/dice tray". No entanto, diferente de Dice Trays tradicionais, a Roda apresentada pelo sistema não há bordas que evitam que os dados saiam rolando por aí. E, na verdade, a intenção É que os dados saiam rolando por aí!
Isso porque os dados que consequentemente sairão da Roda terão valor 0, impactando diretamente nos sucessos e fracassos. Além disso, o Narrador sempre jogará seus dados primeiro, incentivando os jogadores a, além de tirar bons dados, fazer com que os dados do Narrador saiam da Roda, perdendo o valor que havia sido rolado anteriormente. Ah, e você também pode jogar seus dados no intuito de diminuir dados de valor alto do Narrador.
No entanto, você deve rolar todos os seus dados de uma única vez - assim, você é forçado a entrar em um grande dilema: Fazer uma rolagem segura ou fazer uma jogada de dados mais agressiva para tirar os dados do Narrador, mas correndo o risco de ter seus próprios dados para fora da roda?

Roda Áureos
A Roda: Ela tem 8cm de Raio e 16cm de Diâmetro

O uso da Roda exaltam duas características da época e que me agradaram muito no jogo:
A liberdade - exemplificada pelo fato dos dados saírem rolando livremente;
O combate entre o homem branco e o homem negro: O Narrador, normalmente interpretando homens brancos escravagistas, deverá rolar os dados e os jogadores, interpretando personagens negros e que lutam contra esse regime, deverão lutar, tanto dentro de jogo como fora de jogo - por meio da empurrada dos dados para fora da Roda -, para acabar com a escravidão.

Dados


Diferente de outros sistemas, o Áureos RPG utiliza um único tipo de dado, o D8.
O D8 foi escolhido pela facilidade em sair rolando por aí, quando comparado ao D4 e D6, e pelo fato do número 8 representar a quantidade de Orixás existentes no jogo. Falando em Orixás...

Orixás


Em outros sistemas, as Divindades pouco impactam no jogo (isso é, quando impactam). Em D&D, as Divindades podem conceder uma pequena quantidade de Magias Extras aos clérigos e outras poucas habilidades especiais (não ligados a divindade em si, e sim a classe).
Já em Áureos, o papel dos Orixás é de suma importância aos personagens: As Divindades concedem um "apelido" aos que são abençoados por eles, aumentando a notoriedade daqueles que portam tais poderes. Além disso, os Orixás possuem alguns domínios, acrescentando um D8 extra nas rolagens que envolverem tais domínios.
Por último, mas não menos importante, cada um dos oito Orixás possuem um Número Esotérico. Quando o Jogador, ao rolar seus dados, conseguir um desses números no dado, ele pode rolar um D8 extra. Essa mecânica é similar a mecânicas de Estourar Dados do Shadowrun ou ao Sucesso Magnífico do Hora de Aventura RPG.

Dificuldade e Atributos


A dificuldade é medida na quantidade de D8's que o Narrador rolar. Enquanto 1d8 pode se considerado um teste "moleza", 4d8 pode ser considerado algo árduo.
Depois da dificuldade ser definida, o Narrador rola os dados definidos pela dificuldade, somando os valores dos dados que ficaram dentro da roda (e subtraindo os valores dos dados que saíram da roda por consequência da jogada realizada pelos jogadores). Se após as rolagens, os jogadores obtiveram uma soma de valores dentro da roda maior que o Narrador, eles obtiveram sucesso, do contrário, falharam no que iriam fazer.

Para bater tais dificuldades, os jogadores deverão jogar dados iguais ao valor de um de seus quatro atributos, determinados pelo Mestre. Existem 4 atributos:

Axé: Representa a força, disposição e energia do Áureo;
Patuá: Representa a proteção, a saúde e a resistência mental, espiritual e física;
Ginga: Representa a mobilidade, leveza de movimentos e coordenação motora;
Mandinga: Representa a sagacidade, a rapidez de raciocínio e a habilidade de enganar.

Você começa com 1 ponto em todos os atributos, e você pode distribuir 4 pontos entre todos eles. No entanto, você não poderá distribuir mais de 4 pontos em um atributo. Somando-se o dado que pode ser adicionado pelo domínio de seu Orixá, poderemos chegar ao máximo de rolar 5d8 em uma jogada, teoricamente.

Conquista de Dados


Ainda falando sobre os Dados, existe uma mecânica especial chamada Conquista de Dados, que você tem a opção de usar quando consegue um valor maior que 8 e suas multiplicações (8, 16, 24, 32, etc...).
Ao conseguir atingir tais valores, o Jogador pode optar por remover seu menor dado na Roda e guardá-lo para posterior uso.
Ao realizar a Conquista de Dados, você pode consumi-lo em duas ocasiões:

• Em rolagens do Narrador, você pode consumir o dado que conquistou para remover da rolagem do Narrador o menor número que ele obteve na Roda;
• No final da sessão, esses dados poderão ser usados para salvar os negros escravizados e movê-los para seu Quilombo. Para isso, o Narrador definirá uma dificuldade e você, consumindo todos os dados conquistados, deverá bater o valor conseguido pelo Mestre (claro, se você conseguir mover algum dos dados do Mestre para fora da Roda, o valor diminui). A diferença entre os valores que obteve e os valores obtidos pelo Narrador é a quantidade de escravos que você liberta e transfere para seu Quilombo.
Se você falhar no teste, você não consegue retirar nenhum escravo das mãos dos escravagistas.

Funções do Quilombo


Os Quilombos, local onde negros libertos se aglomeravam após fugir dos locais onde eram aprisionados, permite aos jogadores realizarem operações especiais dentro de um determinado período e de acordo com a quantidade de escravos salvos. Exemplos de operações possíveis são: Roubar fortes do Exército e saquear e destruir um Engenho! Claro que, quanto maior a notoriedade de você e seu Quilombo, maior a chance do Exército destacar suas forças para tentar lidar com esse "incômodo".

Nossas considerações


O sistema é realmente promissor e suas mecânicas são muito interessantes! A forma como os Orixás são vistos no sistema é algo impressionante e certamente é algo que deve ser abordado de forma mais profunda por outros sistemas.
No entanto, duas coisas me preocupam sobre o sistema:

• A falta de equilíbrio por conta da alta aleatoriedade;
• Pouca personalização do seu Áureo.

São problemas pequenos perante todas as qualidades desse sistema incrível! E por isso, elencamos para vocês....

6 motivos para você comprar o Aureos RPG!


1 - É criação nacional! Comprando, você incentiva a criação de conteúdo e material de origem tupiniquim;
2 - Preço justo em um Financiamento Coletivo, por R$ 65,00 você já pode adquirir seu Livro Físico e os PDF's, conforme as metas forem batidas;
3 - O RPG aborda uma temática de conhecimento nacional, facilitando a tarefa do Mestre ao realizar a ambientação;
4 - O sistema apresenta mecânicas de administração de Quilombos e eles são parte fundamental da aventura, possibilitando novos cursos de ações;
5 - Mecânicas inovadores e coerentes com o ambiente retratado no jogo;
6 - O Sistema venceu o concurso Faça Você Mesmo da Secular Games, em 2013!

Links

Protótipo do Áureos RPG no site da Secular Games;
Link para compra do Áureos RPG
Playtest atual do Áureos RPG!

__

Por hoje é só pessoal!
Esperamos que tenham gostado do post! Não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter para não perder nenhuma novidade! Até porque, teremos novidades nessa semana!

Até logo!

Outros posts que podem te interessar!
Veja nosso Preview de Hora de Aventura RPG. Você pode jogar com Finn e Jake na Terra de Ooo!
Sem dinheiro? Veja 5 conteúdos gratuitos de D&D 5ª Edição que você pode baixar gratuitamente!

Um comentário:

  1. Muito obrigado por essa resenha detalhada.
    Espero que tenham se divertido com o jogo!!

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Giro de Notícias #04 - Pathfinder e Starfinder com a New Order, Baldur's Gate 3, Blades in the Dark e mais!

Olá e boa noite, companheiros! Tudo bem com vocês? Nosso Giro de Notícias da semana tem muitas novidades do mundo do RPG - seja RPG d...

Postagem mais visitada