segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Arquétipos do Xanathar's Guide to Everything - Patrulheiro, Matador de Monstros (Ranger, Monster Slayer)

Olá e boa noite a todos!

Estamos de volta para apresentar-lhes mais um arquétipo do Xanathar's Guide to Everything. Se você ainda não sabe o que é esse tal de Xanathar's, a gente te explica!
O Xanathar's Guide to Everything é um complemento para D&D 5ª Edição, que visa trazer mais opções de arquétipos aos jogadores, novas magias e itens mágicos. Adicionalmente, ele também trás novas ferramentas para Mestres, como uma lista de nomes para todas as raças, encontros aleatórios, tabelas de Acertos Críticos, opções de coisas a se fazer no tempo livre, entre outras coisas. O livro foi lançado no último dia 21/11 e está custando US$ 29,97 na Amazon.

O Xanathar's apresenta, no mínimo, dois novos arquétipos para cada classe do Livro do Jogador, mas apresentaremos apenas um arquétipo de cada classe, como um "tira-gosto". Claro, tudo traduzido para os leitores do Blog!

Você pode clicar aqui para ler todos os arquétipos que já falamos no Blog. Acredite, já foram muitos!

No post de hoje escolhemos falar sobre o arquétipo de Patrulheiro, o Matador de Monstros ou Monster Slayer, em inglês.

Sem mais delongas, vamos ao arquétipo!

Patrulheiro, Matador de Monstros

A melhor imagem que reflete o Matador de Monstros

Conceito


Você tem se dedicado a caçar criaturas da noite e utilizadores de magia sombria. Um Matador de Monstros busca por Vampiros, Dragões, Fadas Malignas, Demônios e outras ameaças malignas. Treinado com técnicas super-naturais para superar tais monstros, Matadores são experts em exumar e derrotar poderosos, místicos inimigos.

Minha opinião: O conceito do Arquétipo é bacana, já que não há nenhum arquétipo baseado exclusivamente em caça (algo como um Van Helsing). Seria melhor se tivesse habilidades exclusivas para tais tipos de monstros (mas isso é perfeccionismo de minha parte, eu sei).

Magia do Matador de Monstros


Iniciando no 3º Nível, você aprende uma magia adicional quando você atinge certos níveis com essa classe, como mostrado abaixo. A magia conta como uma Magia de Patrulheiro para você, mas ele não contará para o número de magias conhecidas do Patrulheiro.

Magias (em PT-BR)

3º Nível: Proteção contra o Bem e o Mal;
5º Nível: Zona da Verdade;
9º Nível: Círculo Mágico;
13º Nível: Banimento;
17º Nível: Imobilizar Monstro.

Magias (em ENG)

3rd Level: Protection from Evil and Good;
5th Level: Zone of Truth;
9th Level: Magic Circle;
13th Level: Banishment;
17th Level: Hold Monster

Minha opinião: Você perceberá ao decorrer desse post que existe extrema coesão entre o conceito levantado e suas habilidades, o que é muito bom.  As magias, embora não sejam tão boas ou úteis, se encaixam perfeitamente no arquétipo.

Senso de Caçador


No 3º Nível, você ganha a habilidade para espreitar uma criatura e magicalmente discernir a melhor forma de machucá-lo. Com uma ação, escolha uma criatura que você possa ver em 60ft/18m de você. Você imediatamente aprende quantas Imunidades, Resistências ou Vulnerabilidade e quais são elas. Se a criatura está escondida com a magia Adivinhação (Divination), você sente que não há quaisquer Imunidades, Resistências ou Vulnerabilidades.
Você pode usar essa habilidade um número de vezes igual ao seu modificador de Sabedoria (mínimo de uma vez). Você recupera todas as utilizações da habilidade após finalizar um Descanso Longo.

Minha opinião: Essa habilidade é bem bacana, por um motivo simples: Com Prontidão Primitiva você consegue indicar onde estão as criaturas, e o Senso de Caçador lhe apresenta as formas mais eficazes de derrotá-lo. Ainda, é uma das poucas habilidades que podem ser utilizadas de forma independente.

Presa do Matador


Iniciando no 3º Nível, você pode focalizar sua ira em um alvo, aumentando o dano que você inflige nele. Usando uma Ação Bônus, você designa uma criatura que você pode ver que esteja a 60ft/18m de você como alvo dessa habilidade. A primeira vez em um turno que você acertar uma criatura com um ataque com arma, você causará 1d6 de dano extra com a arma.
O benefício dura até que você realize um Descanso Curto ou Longo. Ela terminará prematuramente se você designar outra criatura.

Minha opinião: Com essa habilidade, você maximiza muito seu dano, aliado à Marca do Caçador. Causar 2d6 de dano extra é extremamente relevante. E, essa habilidade, quando ativa, faz com que outras duas habilidades possam ser utilizadas. O problema é a clara limitação de uso: 1x por Descanso Curto ou Longo é muito pouco para uma habilidade que ativa outras duas habilidades.

Defesa Sobrenatural


A partir do 7º Nível, você ganha resiliência física e mental extra contra as investidas de sua presa. Sempre que um alvo de sua Presa do Matador forçá-lo a fazer um Teste de Resistência ou fazer um Teste de Habilidade para escapar de um Agarrão, você poderá rolar 1d6 e adicionar ao valor.

Minha opinião: Uma habilidade OK. Isso torna o Matador de Monstros especialmente bom em duelos contra um único alvo, fazendo com que eles sejam extremamente resistentes em batalha. Porém, é extremamente difícil de utilizá-lo.

Nemesis de Conjuradores


A partir do 11º Nível, você ganha a habilidade para frustrar a magia de um conjurador. Quando você ver uma criatura conjurando uma magia ou teleportando-se até 60ft/18m de você, você pode usar sua Reação para magicamente frustrá-lo. A criatura deve ser bem sucedida em um Teste de Resistência de Sabedoria contra o CD de suas magias, do contrário, a magia ou teleporte é cancelado e o espaço de magia é gasto.
Após utilizar essa habilidade, você não poderá usá-la novamente após realizar um Descanso Curto ou Longo.

Minha opinião: Essa habilidade ficou muito bacana! A habilidade de cancelar magias, mesmo sem ser um conjurador nato, é muito bacana. E, isso reforça o fato do Matador de Monstros em um duelista.

Contragolpe Matador


No 15º Nível, você ganha a habilidade de contra-atacar quando sua presa tenta sabotá-lo. Se o alvo de Presa do Caçador forçá-lo a realizar um Teste de Resistência, você pode utilizar sua Reação para realizar um Ataque com Arma contra sua presa. Você realiza essa ataque imediatamente, antes de realizar o Teste de Resistência. Caso seu ataque acerte, seu Teste de Resistência é um sucesso automático, em adição aos efeitos comuns do ataque.

Minha opinião: Outra habilidade bem bacana. Notem que ela tem certo counterplay, já que ela concede um sucesso automático (o que faz com que ele sofra apenas metade do dano). No entanto, ela seria uma habilidade mais convidativa caso não necessitasse do uso da Presa do Caçador.

SPARTA!!! Ops, imagem errada!

Veredito


Há um fator positivo e um fator extremamente negativo
O fator positivo é sobre o conceito do arquétipo: Analisando as habilidades do arquétipo e suas magias, você vê que elas são extremamente coesas com o conceito apresentado para o arquétipo: Caçar monstros. Talvez, de todos os arquétipos analisados, esse é o que tem o conceito mais bem definido.
No entanto, o seu fator negativo é extremamente negativo: Há uma ideia de "MMO/MOBA" nas habilidades do Matador de Monstros. O grande problema desse arquétipo é que APENAS duas habilidades funcionam de forma isolada, e as demais habilidades necessitam do uso de uma habilidade para que elas possam ser ativadas. E o pior: A habilidade que faz com as demais habilidades possam ser usadas, só pode ser utilizada UMA ÚNICA VEZ por Descanso Curto ou Longo.  Ou seja, sem essa habilidade, o Arquétipo fica próximo a inutilidade, já que você só poderá cancelar uma magia uma única vez ou detectar Imunidades/Resistências/Vulnerabilidade igual ao seu modificador de conjuração. Ainda, ela torna o jogo mais "travado", já que o Patrulheiro vai querer a todo momento a realizar um Descanso Curto.

Dito tudo isso, o conceito do arquétipo é realmente bom, mas seu desempenho em combate é pífio comparado aos demais.

Por hoje é só pessoal!
Esperamos que tenham gostado de nosso post! O Narrando Comentários estará no Blog amanhã (não tive tempo pra fazer a coleta de perguntas, sorry :(
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Giro de Notícias - Novos produtos de D&D, data do FC de Pathfinder, Acq-Inc e mais!

Olá e boa tarde! Nosso Giro de Notícias está no ar para te atualizar sobre tudo o que acontece no mundo dos RPGs! Nessa semana, r...

Postagem mais visitada