sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Músicas para RPG's de Terror! (Rastros de Cthulhu, Chamado de Cthulhu)

Olá e boa noite/bom dia, aventureiros! Tudo tranquilo?!

Creio que todos nós sabemos que a atmosfera contribuí muito em um filme de terror, certo? A iluminação baixa, deixando o ambiente escuro; Os efeitos de algo arranhando o assoalho enquanto o som de uma música de suspense aumenta progressivamente conforme os personagens se aproximam do perigo.

Como é um pouco mais difícil alterar a iluminação em um RPG (já que os jogadores precisam ver os recursos que seus personagens tem disponíveis em sua ficha), efeitos sonoros são uma ferramenta importante para criar uma atmosfera mais "dark" para o ambiente e aumentar a imersão em sua narrativa.

Quem nunca tomou susto com essa bicha, que atire a primeira pedra!


O post de hoje é justamente sobre isso! Nós iremos lhe passar recomendações de músicas e efeitos sonoros para você dar um up em seus jogos de terror!

Antes de irmos para a lista, não esqueça de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter para não perder nenhuma novidade! Temos posts 5x por semana, de artigos à materiais, passando por dicas e recomendações para melhorar seu jogo!

Sem mais delongas, vamos as sons!

Músicas


Costumeiramente, os RPG's de terror costumam-se passar entre o fim do Século XIX e início/meio do Século XX. Então, além de músicas para dar uma ambientação de suspense, também iremos recomendar músicas da época para que você possa criar a ambientação da época!

The Two of Us - Mark Isham



Essa música possui um clima noir muito característico do início do Século XX. Você pode usá-la como se estivesse sendo tocada em uma vitrola ou como ambientação para quando estiverem investigando.

Sherlock Holmes: A Game of Shadows - I See Everything & That's My Curse


Essa música também é muito boa para investigação, mas eu pessoalmente a usaria em um interrogatório ou enquanto os Investigadores caminham pela cidade.



Sherlock Holmes: A Game of Shadows - To the Opera!


Investigação ou tiroteio durante uma apresentação teatral ou durante uma ópera (que era muito mais comum do que hoje)? Use essa música!




(Inclusive, recomendamos o filme para você entender um pouco da ambientação da época)

Bohren und der Club of Gore - Maximum Black



Mais uma música que você pode utilizar durante as investigações. Essa tem um clima de Jazz mais sombrio. Combinada com algum efeito sonoro, pode fazer seus jogadores se cagarem de medo!

Chet Baker - Almost Blue



Uma conversa à noite dentro de uma luxuosa mansão, sentados em um sofá bem aveludado? Essa música vai te gerar o clima perfeito para a conversa.

Cities Last Broadcast - Lights Out



Se sua intenção é fazer seus jogadores "cagarem na latinha", coloque essa música enquanto estão explorando um local desconhecido. Só o primeiro toque do piano já é o suficiente para fazer com que os jogadores fiquem amedrontados!

Ray Starita and his Ambassadors Band - I love you and I like you (1929)




Se você quer quebrar o clima pesado e colocar algo mais divertido, as ainda assim de época, essa música vai te ajudar.

Silent Hill OST - Tears



Se algum de seus jogadores já jogou Silent Hills, essa música vai ajudar a evocar alguns medos antigos dele. Acompanhado de recursos narrativos, você consegue começar a criar terror psicológico na cabeça de seu jogador facilmente.

Silent Hill OST - Silent Hill




Se a música anterior não ajudou a criar um clima investigativo e de suspense, essa aqui é tiro e queda. Eu garanto!

Cowbow Bebop OST - Road to the West




Outra música para você quebrar o clima pesado, mas mantendo certo suspense.

Nyuu - Extinction




Nyuu virou quase um sinônimo de terror, certo? Eu recomendo que você ouça todas as suas músicas, mas colocarei aqui duas em especial. Extinction é um sinal claro que "vai dar merda".

Nyuu - Nebula




Essa música segue a mesma linha da música anterior, mas sinto que ela é "menos creepy" que Extinction.

Nesse link está a playlist com as 12 músicas recomendadas nesse post. Por algum motivo, não consigo colocar ela no formato de vídeo no Blog. Se eu conseguir arrumar isso, coloco o link logo abaixo.

Efeitos Sonoros


Não temos muito o que explicar aqui. São apenas alguns efeitos sonoros (como pessoas gritando, sons de armas, etc). No entanto, eles são extremamente úteis para explorar o sentido da audição nas mesas de Terror. Você pode usá-los, mesmo sem qualquer descrição de sua parte, para dar alertas ao jogadores e aumentar a imersão deles em seu jogo. Em narrativas de terror, explorar os cinco sentidos é extremamente importante para envolver o jogador na trama.

Telefone velho tocando



Sons de Passos



Porta Rangendo (no melhor estilo Resident Evil de PS1)



Chiado de Rádio antigo



Um tiro ricocheteando



Multidão Gritando



Chuva



Recomendado e usado pelo ilustríssimo Bruno Cobbi da Roleplayers: Crianças sussurrando (acenda a luz ao ouvir, é bem creepy).



Menina cantando



Por último, mas não menos aterrorizador, uma caixinha de música digna do capiroto MWAHAHAHA



Playlist com todos os efeitos sonoros: aqui!


Ah, se você gostou dos Efeitos Sonoros, volte no Blog amanhã!
Iremos apresentar-lhes alguns sites que facilitarão (e muito!) a sua vida de Mestre nesse sentido!

Até logo!

Outras postagens que você vai curtir!
Veja o nosso Inspiração de Bardo! Dezenas de músicas, do Medieval ao Cyberpunk para incrementar a ambientação de sua mesa!
Leia nosso artigo sobre "Como inserir terror em suas mesas!". Se você pretende narrar jogos com essa temática, ele vai te ajudar!

Obs: Todos os vídeos pertencem aos seus respectivos donos. Tudo o que fizemos foi fazer uma coletânea :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

House-Rule para Testes de Habilidade de Mike Mearls para D&D 5E

Olá e boa noite! Tudo tranquilo com vocês? Para a galera que acompanha o Twitter dos designers da 5ª Edição de Dungeons and Dragons - ...

Postagem mais visitada