terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Arquétipos do Xanathar's Guide to Everything - Bardo, Colégio das Espadas

Olá e boa tarde, colegas de jornada!

Estamos aqui para apresentar mais um arquétipo introduzido pelo Xanathar's Guide to Everything! Para quem não sabe, o livro Xanathar's Guide to Everything é um complemento para D&D 5ª Edição que visa trazer mais opções de arquétipos para todas as classes, além de novas magias, novas opções de nomes de acordo com a raça e ferramentas para mestres, de opções de encontros aleatórios a regras para atividades em tempo livre. O livro está custando US$ 29,97 na Amazon.

Seguindo nossa proposta de apresentar um arquétipo de cada classe como aperitivo do livro, hoje iremos falar um pouco mais sobre o arquétipo Colégio das Espadas, ou College of Swords!

Bard por Lelatha - O melhor conceito do Bardo da Escola das Espadas


Bardo - Colégio das Espadas (College of Swords)

Conceito da Classe


(A tradução foi bem pesada pra mim, muita palavra desconhecida e sentido estranho, espero que tenha ficado tudo claro para vocês)

Bardos do Colégio das Espadas são chamados de Lâminas, e eles entretêm através de habilidades e proezas ousadas com armas. Os Lâminas realizam façanhas como engolir espadas, atirar facas e malabarismo, bem como zombar em combates. Embora eles usem suas armas para entreter, são altamente treinados e guerreiros habilidosos em direito próprio.
Seus talentos com armas inspiram diversos Lâminas a levar uma vida dupla. Um Lâmina pode usar uma trupe de circo como disfarce para atos nefastos, como assassinatos, roubos e chantagem. Outros Lâminas golpeiam os maus, dando suporte a  justiça contra os cruéis e poderosos. Muitas trupes ficam felizes em aceitar o talento de um Lâmina pelo acréscimo a performance e pela excitação, mas poucos daqueles que entretém acreditam totalmente nos Lâminas.
Lâminas que abandonam suas vidas de entretenimento podem ter problemas quando entram em problemas que fazem a manutenção de suas atividades secretas se tornarem impossíveis. Um Lâmina que é pego roubando ou engajado numa justiça vigilante se torna uma responsabilidade muio grande para muitas trupes. Com suas habilidades com armas e magias, esses Lâminas optam por trabalhar em guildas de ladrões ou agir por conta própria como aventureiros.

Minha opinião: Eu gosto do conceito, em trazer um arquétipo voltado para atividades circenses. A única coisa que eu não gostei foi a classe escolhida para isso. O Bardo já traz bastante utilidade e magias em seu kit. Torná-lo um lutador fará ele ser uma classe bem completa, com um misto de utilidade, magias e dano. Talvez um Ladino tivesse sido uma escolha mais "acertada".

Bônus de Proficiência/Bônus Proficiencies


Quando você se junta ao Colégio das Espadas no 3º Nível, você ganha proficiência com Armaduras Médias e com Cimitarras. Se você é proficiente com Armas Simples ou Marciais corpo-a-corpo, você pode utilizá-la como um Foco Arcano para suas magias de Bardo.

Minha opinião: Uma grande dificuldade das classes conjuradoras é combater corpo-a-corpo devido a necessidade de realizar componentes materiais, precisando de uma mão livre para utilizar um Foco Arcano. Inclusive, Clérigos que atuam na linha de frente de seus grupos precisam cravejar seu Símbolo Sagrado no escudo para conjurar suas magias que necessitem de Material. Conceder essa habilidade sem nenhum tradeoff (sem realizar nenhuma troca ou escolha) torna o arquétipo muito forte. Aliado à Conjurador de Guerra, o Bardo conseguirá conjurar magias, mesmo com ambas as mãos ocupadas.

Estilo de Combate/Fighting Style


No 3º Nível, você adota um estilo de combate como sua especialidade. Escolha uma das seguintes opções. Você não pode escolher uma mesma opção de Estilo de Combate mais de uma vez, mesmo quando algo no jogo te permita escolher novamente:
Duelista: Quando você estiver manejando uma arma corpo a corpo em uma mão e nenhuma outra arma, você recebe um bônus de +2 nas rolagens de dano com essa arma.
Combater com Duas Armas: Quando você estiver lutando com duas armas, você pode adicionar seu modificador de habilidade no dano do segundo ataque.

Minha opinião: Para mim, é a parte mais "ok" do kit. Faz sentido com o conceito trazido de um Bardo Lutador, mas mais voltado para o duelo do que uma luta contra inúmeros alvos.

Florear da Lâmina/Blade Flourish


No 3º Nível, você aprende a exibir performances impressionantes de proeza marcial e velocidade. Sempre que você realizar a ação de ataque em seu turno, sua velocidade de movimento aumenta em 10ft/3mts até o final de seu turno, e se uma jogada de ataque que você realizou como parte dessa ação acertar uma criatura, você pode usar uma das seguintes opções do Florear da Lâmina, a sua escolha. Você só pode usar uma única opção do Florear de Lâmina por turno:

Floreio Defensivo: Você pode utilizar um dos usos de sua Inspiração de Bardo para fazer com que sua arma cause dano extra no alvo que você acertou. O valor é igual ao número da rolagem de dado da Inspiração de Bardo. Você também adiciona o número em sua Classe de Armadura (CA/AC) até o início de seu próximo turno.

Floreio Cortante: Você pode utilizar um dos usos da Inspiração de Bardo para fazer com que sua arma cause mais dano no alvo que você acertou e para qualquer outra criatura de sua escolha que possa ver e que esteja a até 5ft/1,5mt de você. O dano é igual ao número da rolagem de dado da Inspiração de Bardo.

Floreio Móvel: Você pode utilizar um dos usos da Inspiração de Bardo para fazer com que sua arma cause mais dano no alvo que você acertou. O dano é igual ao número da rolagem de dado da Inspiração de Bardo. Você pode empurrar o alvo para 5ft/1,5mt para longe de você, adicionando 5ft/1,5mt a mais no empurrão * o número do dado. Você pode imediatamente usar sua Reação para se mover (usando seu deslocamento) para um espaço desocupado a até 5ft/1,5mt de seu alvo.

Minha opinião: Uma habilidade bem legal. Floreio Defensivo faz com que seu personagem se torne quase inalvejável por ataques com arma e ataques de acerto mágico até o início de seu turno. Floreio cortante é uma habilidade bem "inútil", uma vez que o dano casado é extremamente baixo. Floreio Móvel é extremamente forte, principalmente pelo fato dele deslocar criaturas sem qualquer tipo de Teste de Resistência. Ou seja, em locais cuja altura seja muito alta, essa habilidade se faz bem útil para maximizar o dano causado.

Ataque Extra/Extra Attack


Iniciando no 6º Nível, você pode atacar duas vezes, em vez de uma, sempre que você realizar a Ação de Ataque em seu turno.

Minha opinião: Como o arquétipo é voltado para causar dano com ataques, é algo OK.

Mestre do Floreio


A partir do 14º Nível, sempre que você utilizar uma das opções do Florear da Lâmina, você pode rolar um D6 e usá-lo em vez de gastar um Dado do Inspiração do Bardo.

Minha opinião: Na minha opinião, é aqui que o kit quebra. O Florear da Lâmina possui o impeditivo de você puder utilizá-lo um número de vezes igual a quantidade de Inspiração de Bardo que você possui (seu Modificador de Carisma). Com essa habilidade, essa limitação é quebrada e faz com que você, todo turno, possa usar Floreio Defensivo. E o resultado disso é assustador:

Vamos supor que no seu jogo os talentos não estão habilitados. Usando apenas uma Meia-Armadura e com +2 de DES: Usando Floreio Defensivo, você terá entre 18 e 23 de CA, sendo um Bardo e sem quaisquer itens mágicos. Adicione itens mágicos, talentos, escudo e multiclasses e pronto, você se torna uma lenda.

Viking Bardo por Gauntes.


Veredito


Eu achei um conceito bacana, mas as habilidades são um pouco fora da curva do Bardo. Como eu disse, o Bardo possui diversos pontos fortes no próprio kit original (sem quaisquer arquétipos) e já está posicionado em um nicho importante do jogo (suporte/dano). Quando você decide entregar mais pontos fortes a ele, principalmente em pontos onde a classe não performava tão bem quanto as outras, você acaba por gerar um desequilíbrio no jogo. Como vimos acima, um powerplayer consegue tirar muito proveito desse bardo, transformando-o em uma classe de Linha de Frente facilmente após o Nível 3. Outro fato é o uso do RNG (Random Number Generator, ou aleatoriedade) para determinar bônus tão importantes como a CA. Eu pessoalmente não gosto.
Outro fator impactante é o quão rápido o arquétipo consegue tirar proveito de todas as suas mecânicas. Parando pra pensar, após o Nível 3, o arquétipo só aprenderá mais duas habilidades, adquirindo tudo que é importante para a classe muito cedo.
Adicione o fato desse arquétipo ser nitidamente melhor que os demais e pronto, você acaba por tornar um único arquétipo como jogável. Talvez o fato do próprio Bardo poder se beneficiar do Inspiração de Bardo seja o grande diferencial desse arquétipo, distanciando ela de um suporte, mas mantendo-o versátil.



Por hoje é só pessoal!
O que acharam do arquétipo? Forte? Fraco? Deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar a respeito. Não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook e no Twitter para não perder nenhuma novidade do Blog!

Até logo!

Links que você pode gostar:
Veja todos os arquétipos que já falamos do Xanathar's Guide to Everything!
Sabia que nosso Blog também cria arquétipos? Dê uma olhada em tudo que criamos, temos certeza que você vai gostar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Promoção de livros de terror e Game of Thrones!

Olá e boa tarde, fãs do RPG! Tudo certo com vocês? Como vocês já sabem, toda terça a gente costuma vasculhar a internet em busca das ...

Postagem mais visitada