sábado, 25 de novembro de 2017

Arquétipos do Xanathar's Guide to Everything: Ladino, o Batedor (Scout)

Olá e bom dia a todos! Tudo de boa?

Estamos de volta falando um pouco sobre os arquétipos do Xanathar's Guide to Everything. Inclusive, o livro foi finalmente lançado no dia 21/11, na última Terça-Feira! Nesse link, você pode comprar por meio da Amazon US.

Para quem não sabe, o Xanathar's Guide to Everything é um complemento para D&D 5ª Edição cujo objetivo é trazer novos arquétipos para as classes, novas magias e novas ferramentas para Mestres, desde dormir com armaduras, novas armadilhas, encontros randômicos e nomes randômicos para você utilizar, de nomes de raças a nomes humanos de etnias diversas.

Pois bem, indo direto ao assunto, nós iremos falar de mais um arquétipo do Xanathar's Guide to Everything, o Scout, um arquétipo para Ladino. Iremos falar do design do arquétipo e sobre suas habilidades.

A minha concepção de Batedor é essa. Se essa for a sua também, esqueça-a.

Arquétipo Scout/Batedor


Design


Você é hábil sendo furtivo e sobrevivendo longe das ruas das cidades, permitindo que você explore tomando a frente do seu grupo durante expedições. Ladinos que abraçam esse arquétipo fazem suas casas em regiões selvagens e dentre Bárbaros e Patrulheiros, e muitos batedores servem como olhos e ouvidos de equipes de guerra. Emboscadores, espiões e caçadores de recompensas são apenas algumas das tarefas onde os Batedores se enquadram nesse mundo.

Opinião: Não sei discernir se gosto da ideia do Batedor, porque na verdade todo e qualquer ladino cumpre essa função dentro de um grupo, claro, em um escopo bem menor, afinal, não dá pra comparar uma sala de uma masmorra com um ambiente externo onde o Batedor age. Talvez a imagem que eu possuo na cabeça de um batedor não tenha relação com o arquétipo.
As habilidades do Batedor tem relação com movimentação extra, distanciamento de inimigos (Kiting, explico mais a frente) e letalidade em seus ataques (essa parte é a mais destoante para mim).

Skirmisher/Escaramuça


Iniciando no 3º Nível, você se torna mais difícil de cair durante um combate. Você pode se movimentar metade de seu deslocamento como uma reação quando um inimigo termina seu turno até 5 pés/1,5mt de você. Esse movimento não gera Ataques de Oportunidade.

Opinião: É uma habilidade "ok" e que tem certa coesão com o kit proposto e faz certo combo com Superior Mobility. Visto que você certamente será atacado quando alguém entrar próximo a seu alcance, a finalidade da habilidade é fazer kitingback.
Kitingback é a ação de atacar e se movimentar, se mantendo distante o suficiente a ponto de nunca ser alvejado pelos inimigos.

Survivalist/Sobrevivente


Quando você escolhe esse arquétipo no 3º Nível, você ganha proficiência nas perícias Natureza e Sobrevivência se você ainda não a possui. Seu bônus de proficiência é dobrado em qualquer teste de habilidade que você realize utilizando quaisquer dessas habilidades

Opinião: Tem coesão com o background do arquétipo. É uma boa habilidade social e útil no ambiente externo.

Superior Mobility/Mobilidade Superior


A partir do 9º Nível, seu deslocamento aumenta em 10ft/3mts. Se você possui deslocamento de caminhada ou natação, esse incremento de deslocamento se aplica também a eles.

Opinião: Uma vez que um Batedor, na teoria, precisa andar bastante, essa habilidade também é coesa com o personagem e é bem agradável para mim. A união de Mobilidade Superior com Elfo da Floresta faz do Batedor um arquétipo que consegue competir com o Monge no que tange a mobilidade.

Ambush Master/Mestre da Emboscada


Iniciando no 13º Nível, você se sobressai liderando emboscadas e agindo primeiro em uma luta. Você possui vantagem nos testes de iniciativa. Adicionalmente, a primeira criatura que você acerta durante o primeiro turno de combate se torna mais fácil para você e demais pessoas acertarem-no. Rolagens de ataque contra esse alvo possui vantagem até o início de seu próximo turno.

Opinião: Inegável que a habilidade é muito boa. Mas, para mim ao menos, ela não faz sentido algum observando a natureza do Batedor. Tudo o que ele não quer é sair atacando, e sim se manter na surdina e obter informações do lugar e dos inimigos.
Mas olhando o escopo da habilidade, ela permite que o primeiro alvo atingido consiga ser eliminado muito rápido por conta da vantagem concedida.

Sudden Strike/Golpe Repentino


Iniciando no 17º Nível, você pode golpear seu adversário com velocidade mortal. Se você realizar uma ação de Ataque no seu turno, você pode realizar um ataque adicional usando uma Ação Bônus. Esse ataque pode se beneficiar de seu Ataque Furtivo mesmo que você já tenha utiliza-o em seu turno, mas você não pode usar seu Ataque Furtivo contra um mesmo alvo mais de uma vez por turno.

Opinião: Sem comentários. Novamente, minha noção de Batedor está bem distorcida.
Para que você vai ter um Ranger com Destruidor de Hordas com uma habilidade dessa que te permite eliminar dois alvos de forma muito rápida. Se sua front line estiver tankando bem, quaisquer alvos que estiverem engajados com eles serão sumariamente eliminados.

Análise do Kit


As habilidades do Batedor tem bastante sinergia entre si e ela pode ser melhorada por meio de Raças específicas e talento. O estilo de combate dele é único, embora frustrante para o mestre.
O grande problema dele (no bom sentido) é que ele é escorregadio demais e pode se tornar frustrante para o mestre tentar atacá-lo. E te explico o porque:

• Pode desengajar usando Ação Bônus;
• Tem uma reação que te permite se afastar de inimigos sem provocar Ataques de Oportunidade;
• Usando reação, pode diminuir o dano sofrido pela metade;
• Se tiver sucesso em um teste de Destreza, não sofre dano de magias como Bola de Fogo e afins;
• Ciente de qualquer coisa que esteja a até 3mts de você portanto que possa ouvir;
• Proficiência em testes de Sabedoria (no momento que você pega a habilidade, +5);
• Ninguém tem vantagem lhe atacando;

Ou seja, ele se faz fácil de acertar quaisquer ataques, e extremamente difícil de se fazer atingido.

Para piorar, a Vantagem nos ataques de todo mundo contra um único alvo é um ponto importante em suas batalhas. Mesmo que ele erre, a habilidade Golpe de Sorte o fará acertar o ataque. Não reneguem o poder que uma Vantagem pode dar a um combate, ainda mais em área,  isso é extremamente forte.

Só faltou ambos os ataques do Golpe Repentino concederem Vantagem para bater o carimbo de absolutamente roubado. Felizmente, o Kit não proporciona isso.

A classe, apenas com suas habilidades, desconsiderando armas, bônus e afins, pode causar NO MÍNIMO 20d6 de dano. Apenas 20d6 de dano...

Se fosse o Batedor da Wizards, esses caras estariam bem mortos...

Veredito


Se não estivesse dentro de um livro oficial da Wizards, diria que esse arquétipo é digno de Homebrew powerplayer cujo poder é maior que 8000. Como talvez a minha visão ou a visão do livro do que é um Batedor está bem distorcida, deixarei você pensar bem e escolher se há algo errado com o arquétipo ou não.
Uma coisa é clara: Esse arquétipo assassina mais que o próprio Assassino e encobre totalmente qualquer outro arquétipo de Ladino.

Por hoje é só galera!
Espero que tenham gostado da postagem e do conteúdo trazido. Amanhã temos material novo, então fiquem ligados no Blog para não perder nenhuma novidade.

Até logo!

Veja outros posts relacionados a esse:
Veja os reviews que fizemos sobre os arquétipos do Xanathar's Guide to Everything!
Ainda temos promoção de Black Friday! Veja lá e adquira já seu livro!

Não se esqueça de curtir nossa página nas Redes Sociais!
Facebook;
Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

House-Rule para Testes de Habilidade de Mike Mearls para D&D 5E

Olá e boa noite! Tudo tranquilo com vocês? Para a galera que acompanha o Twitter dos designers da 5ª Edição de Dungeons and Dragons - ...

Postagem mais visitada