segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Narrando Comentários - Episódio XIX

Olá e bom dia, galera! Tudo sussa?

Estamos de volta com o nosso Narrando Comentários! Já estamos no Episódio 19, passando de 5 meses do Blog. Muito obrigado a todo mundo que visita o Blog e que, de certa forma, curte nosso conteúdo.
Mas vamos ao post de hoje: O Narrando Comentários é uma coluna semanal cujo objetivo é sanar quaisquer dúvidas de RPG de forma compreensível e fácil de entender, e claro, sempre amparado pelas regras e afins. Hoje falaremos sobre D&D 5ª Edição (novidades em breve!).

Sem mais delongas, vamos as perguntas!

1 - Maestria em Armas de Haste e Ataques de Oportunidade

Combo de Polearm Master com Magias

É um tanto quanto simples essa solução: Com exceção do Bordão, todas as armas necessitam ser seguradas com duas mãos. Ou seja, o conjurador não poderia executar componentes materiais. Muitas das magias que restam para ser conjuradas são Truques (levando em consideração que a magia deve ter um único alvo). O Bordão permite que você use componentes materiais se estiver com uma bolsa de componentes mágicos, foco arcano ou o próprio material em mãos, mas seu alcance é de 1,5mt, enquanto as outras armas permitem Ataques de Oportunidade à 3mts.
Olhando de forma do Game Design, sempre haverão lacunas que não serão preenchidas, seja elas para possibilitar novos cursos de ação (afinal, é um RPG e você não deveria inibir a criatividade das pessoas) ou porque a criação de novas regras podem gerar mais consequências do que benefícios.

O único benefício de você gerar Polearm Master/Maestria com Armas de Haste é poder gerar um Ataque de Oportunidade quando os inimigos entram em seu alcance. De qualquer forma, você provavelmente será atacado. Não acho que valha a pena para um conjurador abrir mão de um talento mais útil ou pontos de atributo.

2 - O melhor Druida



O fato de ambos os Druidas poderem conjurar magias, independente do círculo, torna o Círculo da Terra menos útil. Porém, em relação a habilidade defensivas, recuperação de magias e rol de magias, ele é melhor.
Quando você ficará mais forte? É necessário definir o que é "forte". Forte no combate? Forte no roleplay? Forte com perícias sociais?
No combate, creio que as magias de círculo da terra sejam mais impactantes quando utilizadas (principalmente as magias de 5º Nível). Se houver incapacidade de realizar Descanso Longo, ele também se sairá bem melhor do que o Círculo da Lua. E defensivamente ele também irá se sobressair em algumas situações (bem raras, é verdade).
E no roleplay e em perícias sociais, ambos os arquétipos se equivalem, já que você consegue se transformar em criaturas diversas. A diferença do Círculo da Lua é que ele pode se transformar em criaturas mais fortes.

Mas, de fato, o Círculo da Terra é o pior dos arquétipos de Druida disponíveis.

3 - O Domínio da Tempestade



Sim, dano de Trovão e dano Trovejante é a mesma coisa. Então, independente de estar escrito Trovão, Trovejante ou Elétrico, eles são elegíveis para maximizar dano.

4 - O Druida Urso



O Círculo da Lua é o ideal para quem deseja se transformar muito. Isso te permite se transformar em um Urso Marrom já no Nível 2.
Quanto a Multiclasse, não é necessário, muito pelo contrário: A colocação de Multiclasse te impedirá de se transformar em criaturas melhores o quanto antes.

5 - Itens Mágicos com Cargas



Você pode entender Cargas como Espaços de Magia. O Cajado de Defesa possui 10 Espaços de Magia, e, quando você conjura Armadura Arcana, você gasta 1 Espaço de Magia, enquanto que a magia Escudo Arcano gasta 2 Espaços de Magia. Pois bem...
Você pode continuar utilizando essas magias portanto que você tenha essas "cargas". Isso quer dizer que você pode utilizar Escudo Arcano 5x ou Armadura Arcana 10x, ou um misto dessas duas magias, até que as cargas da magia acabem.

6 - Background foda



Sim. O Pseudodragão possui valor de Iniciativa da mesma forma que um Personagem do Jogador, podendo agir assim como um personagem dentro do combate. Porém, utilizar um Pseudodragão em combate irá subutilizá-lo, visto que ele é extremamente frágil (7PV). Ele é mais útil para escoltar área, se esgueirar em áreas pequenas, voar e encontrar coisas importantes por meio de sua visão periférica e se comunicar telepaticamente para transmitir suas ideias e informações.

7 - O Descanso Longo


Descanso Longo recuperando todos os PV's

O D&D 5ª Edição decidiu partir para algo mais "heroico". Ou seja, os heróis partem pra aventura, derrotem o vilão, descansam e estão prontos para mais uma aventura, assim como uma série de TV.
O Livro do Mestre oferece alternativas mais plausíveis para Descanso Longo, mas elas desagradam conjuradores devido a importância do Descanso Longo como ferramenta para recuperação de Espaços de Magia.

É importante ressaltar que D&D 5E não usa HP como Health Points, ou Pontos de Vida, e sim Hit Points, ou Pontos de Acerto (a tradução não ajuda muito). A perda de Hit Points não significa que você está recebendo golpes traumáticos ou cenas viscerais (como acontecia em versões anteriores), mas como algo mais simples, como golpes na armadura, stress e afins. Apenas no golpe derradeiro que o leva a 0HP, você recebeu um golpe "em cheio" a ponto de te derrubar 

Eu prefiro usar as antigas regras de D&D 3.5 para recuperação de Pontos de Vida, assim, não prejudico Conjuradores e garanto uma recuperação de vida, mesmo que pequena.

8 - Resistências, de novo...




Sim.
A imunidade diz que ele tem resistência a dano Concussivo, Cortante e Perfurante, portanto que não seja uma arma mágica. Se a sua arma for mágica, a resistência é ignorada e você causará dano normalmente.

___________

Por hoje é só pessoal!
Espero que vocês tenham gostado de nossa postagem. Temos muito material bacana nessa semana que é bem especial para mim.
Então, fiquem ligados, pois teremos posts todos os dias até Sexta-Feira! Então, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter.

Até logo!

Outros posts que você pode gostar:
Veja os arquétipo Feiticeiro da Terra do Fogo que nós do Blog criamos!
Quer melhorar como Mestre? Leia nosso post fazendo uma relação entre Os Barbixas e o RPG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Promoção de livros de terror e Game of Thrones!

Olá e boa tarde, fãs do RPG! Tudo certo com vocês? Como vocês já sabem, toda terça a gente costuma vasculhar a internet em busca das ...

Postagem mais visitada