segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Narrando Comentários (Tirando Dúvidas de D&D 5E) - Episódio XIV

Olá e boa noite a todos!

Voltamos com o nosso Narrando Comentários! Para quem é novo no Blog, o Narrando Comentários é uma coluna que escrevemos semanalmente, que visa sanar algumas dúvidas da comunidade sobre diversos sistemas de RPG. Para ter sua dúvida respondida, envie-a nos comentários ou por meio de nossas Redes Sociais! Antes de irmos ao conteúdo dessa semana, um pequeno recado:

Pedimos desculpas por não ter realizado nenhuma postagem ontem. Como anunciei no Facebook e no Twitter, nós estamos trabalhando em mais um material gratuito para Mestres da 5ª Edição, e é um BAITA MATERIAL, DIGA-SE DE PASSAGEM. Ficou curioso? Acompanhe nossas redes sociais para saber mais. Previsão de lançamento do material acontece na Quinta-Feira!

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!

1 - Desengajar, como funciona?


A Ação de Desengajar (p. 192) faz com que você não receba nenhum Ataque de Oportunidade pelo resto do turno. Nesse caso, você não receberia Ataque de Oportunidade de nenhum dos dois ataques.

2 - Dryad ninfomaníaca.


De forma alguma você poderia perder seus poderes por conta desse "problema". Você só poderia perder seus poderes concedidos pelo seu Juramento se suas ações forem contra seu Juramento. E, ainda assim, essa decisão fica a cargo do Mestre (mas você pode conversar com ele se você achar que a ação foi contra os princípios de seu Paladino). Eu realmente não me recordo se algum dogma de Paladino fala sobre Castidade. Nesse caso, você se transformaria em "Paladino Quebrador de Juramento", que está disponível no Livro do Mestre.

3 - O Ladino Móvel


Sim, é possível! Com Disparada, você ganha Deslocamento Adicional igual ao seu Deslocamento Original (com modificadores, como o habilidade de Elfo da Floresta). Você pode usar Disparada usando sua ação e Disparada usando sua Ação Bônus da Ação Ardilosa, assim, triplicando seu Deslocamento original. Por exemplo:
• O Deslocamento original do Elfo da Floresta é 10,5mts;
• Usando sua Ação para Disparada, seu deslocamento se transforma em 21mts;
• Usando sua Ação Bônus para Disparada, seu deslocamento se transforma em 31,5mts.

4 - Acertos Críticos nas Magias


Sim, Magias que exigem Ataques Mágicos são passíveis à Acertos Críticos. Temos previsão de explicar todas as nuances das magias de D&D 5ª Edição.

5 - Multiclasse no D&D 5E e o Monge


Para optar por ter uma Multiclasse, você precisa ter os requisitos exigidos pela classe (a tabela está na página 163). Diferente da 3.5, não há punição de XP para quem opta por Multiclasse e tem diferença de mais de dois níveis. Além disso, não existe Classes de Prestígio como na 3.5. Você ganha todas as habilidades da nova classe (exceto Proficiências, há uma tabela na Página 164 explicando quais Proficiências você ganha). Quando passar de nível, você pode escolher qualquer classe para ganhar um nível extra.
A XP para passar de nível será igual ao Nível de Personagem. O Nível de Personagem é igual à soma de todos os seus níveis de classe existentes. Então, se você criou um Paladino 5/Bruxo 3, seu Nível de Personagem é 8. Você precisa passar para o Nível de Personagem 9 (total de 48.000XP) , para assim escolher onde você quer alocar o seu novo nível. O Dado de Vida ganho ao evoluir será igual à classe que você optou por evoluir.
O Bônus de Proficiência será igual ao seu Nível de Personagem. Então, se no exemplo acima, você decide colocar mais um nível de Paladino (ficando Paladino 6/Bruxo 3), seu Bônus de Proficiência será igual à +4 (sua Proficiência é acrescida em +1 nos níveis 5, 9, 13 e 17).
Faremos um novo post para explicar todas as nuances da Multiclasse e alguns combos bem maneiros.

Sobre o Monge: Ele escala muito bem com níveis. O dano dele escala muito bem e ele pega habilidades em quase todos os níveis. Ele é uma classe versátil e muito porradeira conforme a passagem de níveis.

6 - Pacto depende do Patrono?


Não. Você pode escolher qualquer pacto, independente do Patrono que você tenha escolhido.

7 - Como atacar?


É simples: Primeiro, verifique se você possui Proficiência na arma que você utilizará.
Seu objetivo é ultrapassar a CA do alvo, se você ultrapassar, você acertou o alvo. Você precisa fazer uma rolagem para definir se você acertou. A rolagem é:
Para ataques corpo a corpo: Role 1D20 + Modificador de Força.
Para ataques à distância: Role 1D20 + Modificador de Destreza.
Para ataques com a propriedade Acuidade: Role 1D20 + Modificador de Destreza ou Força.

Se você possuir Proficiência na arma que utilizar, você pode adicionar seu Bônus de Proficiência. O Bônus de Proficiência inicia em +2, e adicione +1 de bônus nos níveis 5, 9, 13 e 17.

O dano causado independe da CA. Você também precisa fazer uma rolagem para definir o dano:
Dano: Dado de Dano da Arma + Atributo usado no ataque.


Por hoje é só pessoal!
Espero que tenham gostado das dicas! Amanhã teremos conteúdo sobre o Xanathar's Guide to Everything, então não se esqueça de visitar nosso Blog para conferir as novidades. Ou, você pode nos curtir nas Redes Sociais para ficar informado sobre novas postagens!

Até logo!

Links Úteis

Siga-nos nas Redes Sociais e não perca nenhum conteúdo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Giro de Notícias #04 - Pathfinder e Starfinder com a New Order, Baldur's Gate 3, Blades in the Dark e mais!

Olá e boa noite, companheiros! Tudo bem com vocês? Nosso Giro de Notícias da semana tem muitas novidades do mundo do RPG - seja RPG d...

Postagem mais visitada