segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Narrando Comentários (Tirando dúvidas sobre D&D 5E) - Episódio XIII

Olá e boa tarde/boa noite a todos!

Hoje é segunda-feira e o que sempre temos nesse dia? Narrando Comentários!
Para quem não sabe o que significa esse quadro, no Narrando Comentários nós tiramos dúvidas da comunidade a respeito do sistema, seja dúvidas mecânicas, interpretativas ou até mesmo sobre builds. Você pode enviar suas dúvidas em nossas redes sociais (no final do post tem o link para todas elas). Nós estamos hábeis a responder dúvidas sobre D&D 5E, D&D 3.5, Old Dragon e Rastros de Cthulhu. Nós também podemos te ajudar a ajustar sistemas próprios! 

Sem mais delongas, vamos as perguntas!

1 - Arqueiro atirador de adagas?

 

Dúvida 1: Não pode. Um Arco exige duas mãos para ser utilizado, impossibilitando o ataque com a Adaga. Ainda, para você utilizar uma ação bônus para arremessar a Adaga, ambas as armas precisam ter a característica Leve.
Dúvida 2: Sim, sem o Talento Ambidestro, você só pode manejar armas leves;
Dúvida 3: Sim, você pode usar duas espadas longas portanto que você tenha tal talento.

2 - Manobra: Ataque Desarmante



Interagir com um objeto não custa ação. Você pode utilizar essa manobra para desarmar seu oponente e, usando sua Interação com Objeto, você poderia chutar a arma ou até mesmo pegá-la. Mas pegar o objeto irá depender da boa vontade do seu mestre. Um outro aliado seu também pode pegar o objeto: Um Trapaceiro Arcano (Arcane Trickster) ou um Mago pode usar Mãos Mágicas (Mage Hand) para pegar a arma, o inimigo pode ser afastado por meio de alguma magia ou habilidade, dando caminho livre para pegar a arma, entre outros métodos.

3 - Ataques de Oportunidade do Mestre???

 


O Mestre pode realizar Ataques de Oportunidade da mesma forma que seus jogadores, ou seja, apenas quando uma criatura inimiga sai de sua área de ameaça. Portanto, qualquer outra forma de Ataque de Oportunidade por parte do mestre é uma Regra de Ouro por parte dele.
Esse tipo de ação deveria ser combinada previamente com os jogadores, se transformando em uma House Rule. Do contrário, eu acho que é uma regra um tanto quanto autoritária.

4 - Ataques Mágicos falhos.



Você perde a magia: Você conjura a magia, mas acaba por errar o alvo.

5 - Quando a Fúria do Bárbaro acaba?



A Fúria acaba prematuramente se:
• Se, no final de seu turno, ele não causar dano a uma criatura hostil desde o turno anterior de combate ou;
• Se ele não tiver sofrido dano nesse período citado acima;
• Ele também pode utilizar sua Ação Bônus para cancelá-la.

6 - Resistências acumulativas?



Resistências para danos iguais não se acumulam, de acordo com a página 197. Em tais casos, a Resistência conta como uma e o dano é reduzido pela metade.

7 - Namorado "pau mandado" nos RPG's



Bom, eu puniria o mestre!
Existem quatro problemas claros:

: Se ele perdeu o controle, você nunca, repito, NUNCA deveria ter dado a chance a ele de escolher um personagem para jogar. Você deveria ter tomado o controle da situação e ter feito a ação por ele. É o Voto de Minerva de mestre, tomar a decisão em uma discussão como essa.
: O Bárbaro jamais deveria "pegar o personagem e arremessar". Você deveria aplicar um teste de Grapple para o Bárbaro realizar tal ação.
: Se eu fosse o terceiro jogador que "levou a culpa" por uma omissão do mestre, eu jamais voltaria a jogar uma mesa que ele fosse o mestre. Você puniu um terceiro elemento que não teve responsabilidade alguma sobre a situação que você, mestre, forjou.
4º e o mais importante: Folheie o Livro do Jogador e identifique quantas ações mecanicamente aleatórias podem ocorrer no jogo. Eu te respondo, duas: Tabela de Magia Selvagem e Tabela de Bugigangas (para mestres que gostam de cedê-los aos seus jogadores). Dito isso, entenda que até os acertos críticos com danos x2/x3 e críticos aprimorados de 18-20 e 17-20 que eram elementos chaves da 3.5 foram removidos na 5ª Edição. Sabe o por que? Porque é extremamente frustrante para um jogador perder um personagem por conta de um fator de extrema sorte ou extremo azar. Toda a situação se criou única e exclusivamente por sua culpa.

Por hoje é só pessoal!

Espero que vocês tenham curtido as dicas, e, se tiverem mais dicas, por favor nos enviem em nossas redes sociais! Faremos questão de respondê-las!

Até logo!

Links Úteis

Siga-nos nas Redes Sociais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Promoção de livros de terror e Game of Thrones!

Olá e boa tarde, fãs do RPG! Tudo certo com vocês? Como vocês já sabem, toda terça a gente costuma vasculhar a internet em busca das ...

Postagem mais visitada