quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Magias de Bruxo: Como funcionam?

Olá e boa noite a todos!

Todos sabemos que grande parte do público de D&D 5ª Edição veio do D&D 3.5. E, a 5E trouxe algumas inovações no cenário de RPG, e uma delas foi a classe Bruxo. Até hoje, pouca gente realmente entende como funciona as mecânicas de Bruxo.

Mas não se preocupe, nossa intenção hoje é te ajudar a entender essa classe cuja origem vem de pactos sobrenaturais, quiçá malignos!

Quer uma classe que faz pactos com criaturas sobrenaturais? O Bruxo é sua melhor opção!

A Tabela de Bruxo


Conhecer e entender a Tabela de Bruxo é essencial para ter melhor aproveitamento com a classe. Isso porque a Tabela contem informações sobre as ações que você pode realizar com seu Bruxo. Abaixo está a tabela e os elementos importantes inseridos nela:


Truques Conhecidos: Quantidade de Truques que seu Bruxo pode "levar consigo" nas aventuras;
Magias Conhecidas: Quantidade de Magias Conhecidas que seu Bruxo pode ter (as Magias Expandidas concedidas pelo Patrono não contam como Magias Conhecidas);
Espaços de Magias: Quantidade de Magias que você pode conjurar até precisar realizar um descanso;
Nível de Magia: Nível máximo de Espaço de Magia que você pode conjurar;
Invocações Conhecidas: Quantidade de Invocações que você pode ter.

Truques


Jogadores novos ou jogadores que vieram da Edição 3.5 provavelmente não estarão familiarizados com esse termo. Conjuradores natos (como Druidas, Feiticeiros, Magos, Clérigos e o próprio Bruxo) possuem, além de suas magias de níveis superiores, os Truques. Numa explanação básica, Truques são Magias de Nível 0 que foram conjuradas ou treinadas a exaustão, chegando ao ponto de, para conjurá-la, você não precisa consumir seus recursos ou demandar maior esforço. Logo, você pode conjurar seus truques ilimitadamente. 
Bruxos podem aprender dois truques no 1º Nível, três Truques à partir do 4º Nível e quatro Truques à partir do 10º Nível.
Além disso, grande maioria dos Truques que visam causar dano possuem incrementos de danos em nos níveis 5, 11 e 17. Isso ajuda a mantê-los úteis em situações onde você não pode usar os recursos de sua classe.

Magias Conhecidas


Bruxos possuem diferenças significativas na conjuração em relações a outras classes. Enquanto que Clérigos, Druidas e Paladinos adquirem suas magias de formas ortodoxas e Bardos, Feiticeiros e Magos partem para magias Arcanas, o Bruxo aprende magias de outra forma: Por meio do Pacto firmado com a entidade transcendental. Por conta disso, bruxos possuem a oportunidade de conhecer poucas magias comparado à outras classes conjuradoras, mas possui algumas magias exclusivas em troca. A Tabela Magias Conhecidas mostra quantas magias o Bruxo conhece e pode conjurá-las. As magias concedidas por seu Patrono também são considerados nessa lista - mas você pode optar por escolhê-las ou não. 

Por exemplo, um Bruxo de 2º Nível com o Pacto da Arquifada poderá conhecer três magias. O jogador escolheu Armadura de Agathys como magia. O Bruxo também decidiu levar as magias concedidas pela Arquifada - Fogo das Fadas e Sono - que também são consideradas na quantidade de magias que o Bruxo pode ter. Com isso, o Bruxo já escolheu suas três magias disponíveis no 2º nível.

Atenção: Magias conhecidas é diferente de Magias Disponíveis/Espaços de Magias.
Dica: Seja cuidadoso ao escolher suas magias: Você só poderá trocá-las após passar de nível, e, ainda assim, você só poderá alterar uma magia. É preferível optar por magias de dano, você conseguirá magias de utilidade de forma rápida.

Espaços de Magia


A maior diferença do Bruxo para todas as classes conjuradoras é o Espaço de Magia. As outras classes possuem Slots de Magia por Círculos. O que isso significa? Significa que Círculos de Magias possuem seus próprios Espaços de Magia. Uma magia de 4º Nível não pode ser conjurada usando um Espaço de Magia de 3º Nível. Mas, algumas magias inferiores podem ser conjuradas utilizando espaços de magias superiores. A descrição da magia dirá se é possível utilizar a magia usando Espaços de Magia de Níveis Superiores.
No entanto, o Bruxo não possui essa restrição: Portanto que ele tenha Espaços de Magia, ele pode conjurar magias. Mas isso tem um preço: O Espaço de Magia do Bruxo é limitadíssimo, começando com um único espaço no Nível 1, dois espaços no Nível 2, três espaços no Nível 11 e quatro espaços no Nível 17.

Hã? Irei conjurar apenas 4 magias no 17º Nível???

Sim. Mas o Bruxo possui três grandes fatores a favor dele: Seus Espaços de Magia retornam após um Descanso Curto. Então, depois de uma batalha, basta um pequeno descanso e todas as suas magias retornam. Demais, né? O segundo fator é que os truques do Bruxo são bem potentes e podem substituir as magias que ele possui. Normalmente, os Bruxos jogam em torno da Rajada Mística (Eldrich Blast), um truque que pode ser aperfeiçoado por suas Invocações. E o terceiro fator é...

Nível de Magia


Bom, o Bruxo não diferencia Espaços de Magia, então sempre vai valer a pena conjurar as magias de níveis superiores, certo? ERRADO!
Isso porque o Bruxo, inicialmente, sempre irá conjurar suas magias com o maior nível possível, dentro do limite imposto por Nível de Magia. Ficando mais claro, os Espaços de Magia do Bruxo serão do mais alto nível possível, estabelecido na Tabela Nível de Magia. Por exemplo:

Boris, o Bruxo de 3º Nível (Nível de Magia 2), está sendo sufocado por alguns Goblins em uma masmorra fétida e imunda. Então, para se proteger, ele decidiu conjurar em si mesmo a magia Armadura de Agathys, uma magia de Nível 1 que concede +5 de Vida Temporária. No entanto, lembra que o Bruxo sempre vai conjurar a magia no maior nível que ele pode? Logo, ele vai conjurar Armadura de Agathys como se ele estivesse usando um Espaço de Magia de 2º Nível, assim, ela concederá +10 de Vida Temporária.

No entanto, há um limite (por isso coloquei inicialmente). O seu Espaço de Magia é limitado ao 5º Nível de Magia quando você alcançar o 9º Nível.

Mas e as Magias acima de 5º Nível? Não aprendo?

Aprende sim! Você aprenderá uma magia de cada Círculo de Magia superior ao 5º, com a habilidade denominada Arcana no 11º Nível.

Invocações Conhecidas


Além disso, o Bruxo possuí Invocações Místicas oriundas de sua exploração e estudo. Algumas dessas invocações podem ser adquiridas dependendo do seu Pacto, enquanto outras não possuem quaisquer requerimentos. Alguns desses pactos habilitam magias at will, sem nenhum custo pra conjurar e sem gastar Espaços de Magia, como por exemplo, as Invocações Armadura das Sombras, Idioma Bestial e afins. Ele também possui truques para fortalecer seu Eldrich Blast (Rajada Mística), possui Invocações para melhorar suas perícias e muito mais! A quantidade de Invocações que o Bruxo pode ter está na última coluna da tabela.

Por hoje é só pessoal!

Esperamos que vocês tenham entendido todas as mecânicas de Bruxo que citamos aqui! É uma classe bem bacana para construir histórias. Além disso, ele consegue ter "um pouco de tudo" e é bem diversificada. Embora você pode considerar que ela possui poucas magias, seus Truques são grandes complementos para se manter causando dano, principalmente a Rajada Mística!
Ainda restou alguma dúvida do Bruxo plantada na cabeça? Não seja tímido e nos pergunte! Fazemos questão de respondê-los! Utilize o campo de Comentários abaixo ou entre em contato com nossas Redes Sociais!

Links Úteis
Quer um Pacto bacana para construir seu Bruxo? Que tal usar o Pacto Hexblade, novo pacto que será liberado no Xanathar's Guide to Everything?
Tem dúvidas de como funciona as Jogadas de Ataque no D&D 5E? A gente te ajuda!

Siga-nos nas Redes Sociais!
Facebook
Twitter

2 comentários:

  1. Excelente post, me ajudou muito! Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes em ajudar. Qualquer outra dúvida, estamos as ordens!

      Excluir

Posts Relacionados

Giro de Notícias #04 - Pathfinder e Starfinder com a New Order, Baldur's Gate 3, Blades in the Dark e mais!

Olá e boa noite, companheiros! Tudo bem com vocês? Nosso Giro de Notícias da semana tem muitas novidades do mundo do RPG - seja RPG d...

Postagem mais visitada