terça-feira, 12 de setembro de 2017

Narrando Comentários - Episódio VIII

Olá e boa noite/bom dia pessoal!

Estamos de volta com nosso Narrando Comentários: Um bloco onde pegamos perguntas da comunidade que rolaram durante a semana sobre RPG e tentamos decifrá-las aqui.
Antes, aproveito pra dizer que nessa semana deve rolar mais alguns ajustes no Layout, mas nada muito grave ou que atrapalhe a experiência de vocês, ok?
E, de novo, há pouquíssimas perguntas para responder, parece que as pessoas passaram a encontrar suas dúvidas no livro, e isso é muito bacana!

Sem mais delongas, vamos para as perguntas:

1




Vamos por partes:
1 - Sim, combate com duas armas existem. Diferente da 3.5 (uma regra bem cabeluda), eles facilitaram nossa vida, a explicação é a seguinte: 
O Combate com duas armas pode ser utilizada portanto que ambas as armas sejam leves. Elas funcionam da mesma forma que uma arma comum. A diferença é que, na rolagem de dano da segunda arma (arma inábil), o atributo para causar dano não é adicionado. Você gasta sua Ação Bônus para realizar esse ataque (lembre-se que só é possível realizar uma ação bônus por turno).
Existe um porém:
Com o Estilo de Combate Combater com Duas Armas, você pode adicionar o seu atributo no dano.
• Com o Talento Ambidestro, você não está limitado a usar armas com o atributo Leve (mas não pode utilizar armas com a característica Pesada).

Acho que ficou bem explicado.

2 - Existe penalidade, mas não dessa forma. Novamente, a solução encontrada pela Wizards é bem simples:
Tem proficiência com a armadura equipada: Pode conjurar magias;
Não tem proficiência com a armadura equipada: Não pode conjurar magias.

Bem simples mesmo, né?

3 - Essa pergunta é extremamente abrangente. Por exemplo, uma Benção (conjurada por outra pessoa) combina com Arma Mágica conjurada por seu paladino. O caso do Escudo Arcano + Escudo também. Para ter certeza, leia as regras das duas magias/itens/etc e veja se elas não se contradizem.

2



1 - Sim. A regra é clara que a Versatilidade serve para um Ability Check (perícias) para habilidades que você não possua proficiência. Como um teste de Destreza (Iniciativa é um teste de Destreza) conta como um Ability Check, o bônus de Versatilidade é considerado para a Iniciativa. Isso é mencionado no Sage's Advice de Agosto (link aqui, eu não concordo muito com isso, embora entenda).

2 - Não, já que ele não atacou ou conjurou magias. A regra de Sanctuary entende que uma ação nociva ocorre apenas quando um ataque ou magia é conjurado à partir do momento que Santuário entrou em campo (soou Yugioh hehe). Magias conjuradas antes de Sanctuary  e que permanecem ativas não cancelam seu efeito.

3



Raça: Qualquer uma, embora Anão da Colina, Elfo da Floresta e Humano se encaixem bem (apenas pelo bônus de Sabedoria);
Atributos: Sabedoria para ampliar sua cura, Constituição para você poder receber mais golpes.
(Observação: Acredito que o pessoal realmente não leia o livro por essa pergunta. A decisão de Domínio é mais relevante que essas perguntas).

4



Ele deveria realizar um Teste de Força antes disso. Se ele fosse mal sucedido, ele seria chutado para o abismo. Caso fosse sucedido, não iria se mover. Parabéns pela criatividade!

5


Sim, a habilidade não restringe aliado ou inimigo. Portanto que a criatura seja um tamanho maior que seu (médio e tamanhos maiores), ele pode passar através delas.

6

 
 

O grande trunfo do D&D 5E foi ter deixado o jogo bem equilibrado (talvez o Warlock desponte como a mais fraca, principalmente agora que o Sage Advice disse que o Nível Total impacta no dano dos truques, e não o Nível de Classe, possibilitando Multiclasse). Do resto, todas as classes estão no mesmo limbo. A grande vantagem do Ladino e Bardo são o maior número de Perícias para habilitar e algumas vantagens para perícias que são concedidas pelas classes. O Ladino só tem um ataque por turno, então ele é quase obrigado a acertar todos os ataques para ser eficiente em combate.

7



Não. A Sintonia Elemental cria um efeito Sensorial (apenas uma sensação), e não físico.
Logo, não é possível criar água.

Por hoje é só! Espero que suas dúvidas tenham sido sanadas!
Caso tenham alguma dúvida, vocês podem nos acionar via Twitter ou no campo de Comentários abaixo!

Até mais!

Links Úteis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Promoção de livros de terror e Game of Thrones!

Olá e boa tarde, fãs do RPG! Tudo certo com vocês? Como vocês já sabem, toda terça a gente costuma vasculhar a internet em busca das ...

Postagem mais visitada