segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Narrando Comentários - Episódio VII

Olá e boa tarde a todos!

Estamos de volta com o nosso Narrando Comentários! Para quem não sabe, essa é uma coluna semanal dedicada a responder as dúvidas que surgem sobre RPG na comunidade. Você pode clicar aqui para ver todos os comentários anteriores. Por incrível que pareça, hoje foi bem difícil achar dúvidas nas comunidades. Mas, sem mais delongas, vamos nessa!

1


Eu li alguns comentários na postagem, mas fui cético e decidi averiguar por conta própria. E não é que é verdade? A magia Bless ou Benção adiciona um D4 em um Teste de Resistência. E, curiosamente, para não morrer, você precisa fazer um Teste de Resistência contra a Morte. Então, sim, o bônus concedido por Bless também funciona no Save contra a Morte.

2


Vamos lá: A habilidade Combate com Armas Grandes deixa explícito que: Quando sai 1 ou 2 num dado de dano de um ataque com arma corpo-a-corpo. A Destruição Divina diz que você causa dano radiante no alvo, além do dano normal da arma. Então, você pode rola novamente os dados apenas da arma, e, a Destruição Divina não encadeia a habilidade Combate com Armas Grandes, e, mesmo se sair 1 ou 2 no dado de dano de uma arma grande, você não rola o dano novamente da Destruição Divina.

3



Bom, como a arma precisa ser de Acuidade (causa dano utilizando sua Destreza), o ideal é que ele utilize um arco curto e dardos para atacar à distância, e utilizar duas adagas ou duas cimitarras à curta distância. Se você utilizar o talento Ambidestro, você pode utilizar duas Rapieiras para aplicar o Dano Furtivo, embora uma Rapieira já seja o suficiente.

4


Para conjurar uma magia, você não precisa realizar um teste de concentração. Vamos seguir a ordem abaixo:
- O Mago 1 utiliza Raio de Bruxa e acerta o Mago 2, até aqui ok;
- O Mago 2 utiliza Raio de Bruxa e acerta o Mago 1. O Mago 1 necessita realizar um teste de Concentração (já que sofreu dano). A CD desse teste é 10 ou metade do dano causado, o que for maior;
- O Mago 1 passa no teste;
- O Mago 1, no seu turno, gasta sua ação para causar o dano do Raio de Bruxa. O Mago 2 necessita realizar um teste de Concentração (já que sofreu dano). A CD desse teste é 10 ou metade do dano causado, o que for maior.

E assim sucessivamente até que alguém perca a concentração.

5 

A rolagem do Bard Inspiration serve para Testes de Habilidade, Ataques ou Testes de Resistência dentro de 10 minutos após o bardo concedê-la. Porém, você pode usar uma única vez. Depois disso, você precisa que o Bardo lhe conceda a Inspiração de Bardo novamente.

6


Não serve: O livro é explicito em indicar que, para usar magias que possuem componentes somáticos, é necessário ter uma mão livre (isso entra no mesmo âmbito de uma munição). Mas, se tiver um Símbolo Sagrado cravejado no escudo,  ele elimina os componentes Somáticos e Materiais. Não é possível fazer o mesmo com um Foco Arcano.
No entanto, se você conjurar uma magia que não possua componentes materiais e tenha somático, você precisará soltar sua arma ou o escudo para fazer tal coisa. Isso porque a regra diz que, quando uma magia é conjurada por meio de um foco arcano ou símbolo sagrado, substituindo o uso de um material, você pode usar a mesma mão para realizar os gestos somáticos. Mas, como a magia não requer Material, o Foco Arcano/Símbolo Sagrado não tem tal utilidade. O Talento Conjurador de Guerra permite que você use o componente Somático mesmo segurando armas. Meio controverso, não é mesmo?
Por conta disso saiu um Rules Advance em Agosto para deixar isso bem claro (em inglês). Você pode ler na íntegra aqui.

Por hoje é só pessoal! Espero que vossas dúvidas tenham sido sanadas, e, caso tenham dúvidas, vocês podem nos mandar via Twitter ou aqui embaixo, no campo de Comentários. 

Até logo!

Links Úteis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Giro de Notícias #04 - Pathfinder e Starfinder com a New Order, Baldur's Gate 3, Blades in the Dark e mais!

Olá e boa noite, companheiros! Tudo bem com vocês? Nosso Giro de Notícias da semana tem muitas novidades do mundo do RPG - seja RPG d...

Postagem mais visitada