sábado, 2 de setembro de 2017

Geradores de Mapas - Masmorras (parte 1)

Olá e boa noite amigos leitores!

Bom, na semana retrasada eu realizei um megapost falando sobre como criar seus mapas no Photoshop de uma maneira bem simples. Mas, ainda assim, sei que pessoas realmente possuem dificuldades com a ferramenta, algo totalmente plausível. Então decidi ajudar vocês, mestres, de uma outra forma: Já que nos falta habilidade até o momento para criar nossos mapas, que tal gerarmos eles?
"Ah, mas a qualidade é horrível..." Bom, não aqui: Escolhemos a dedo sites que criem bons mapas para nós e abaixo vocês poderão ver a incrível qualidade gráfica que os mapas poderão ficar. Vamos nessa?
Para podermos dar mais enfoque no conteúdo de cada site, decidimos liberar posts separados para cada tipo de mapa. Hoje, iniciaremos com mapas de Masmorras/Dungeons, seguido de mapas regionais, cidades, e assim por diante.

Mapas de Dungeons:

Dave’s  Mapper: O Dave’s Mapper trás uma proposta um tanto quanto diferente dos geradores de Dungeons. Em vez de haver diversas opções para que você alcance o resultado esperado, ele simplesmente  pega peças de dungeons  armazenadas por diversos artistas em seu banco de dados e monta uma dungeon para você. Essa união de diversos tipos de mapas cria uma dungeon espetacular e que, só de olhar, irá render diversas novas ideias para você.
Ele dá as opções de aumentar comprimento e largura, alterar o posicionamento de um tile por outro tile incluso no mapa, remover um tile e colocar outro aleatoriamente, selecionar um tile e criar um mapa apenas com a arte do artista que criou o tile específico ou trocar o tile selecionado por um tile de entrada.  Você pode até mesmo alterar o modo do mapa para assemelhar-se a um cubo!
Como se não bastasse, ele ainda traz outras opções de mapas: Mapas de Masmorras, Cavernas, misto, cidades, visão lateral e até mesmo mapas de naves sci-fi. Fantástico!
Por fim, você pode exportar seu trabalho e ele estará pronto para imprimir.

Olha a qualidade e o nível de detalhe de cada mapa!

Link para acesso: https://davesmapper.com

Wizardawn Dungeon Maps: O Wizardawn utiliza o mesmo conceito do Dave’s Mapper. A diferença é que ele possuí mais tiles, menos artistas e menos opções.  Você pode alterar comprimento e largura do mapa, escolher artistas presentes no mapa e numerar os tiles.
Além disso, você pode optar por usar artes de mapas de Caverna, Masmorra, Ambos ou Visão Lateral. Para salvar o mapa, assim que o gerador concluir seu trabalho, tire um print da tela (tecla Print Screen) e cole em um editor de imagens a seu gosto. Se você usar o salvar, você irá salvar apenas o tile.

  Esse mapa também é muito bom!




Inkwell Ideas Random Dungeon Generator: Se você quer algo mais roots, você encontrou! No Inkwell você decide apenas a porcentagem de locais fechados para locais abertos (chamado de Percent Caves Edge). Quanto mais alto, mais locais de caverna existirão e mais aberto seu mapa ficará.

 Esse mapa também fica muito bom para você usar como dungeon. A diferença entre masmorra e caverna é bem evidente.



Donjon: Donjon é um dos Dungeon Generator mais completos existentes. Ele te permite nomear a sua masmorra, escolher nível de detalhes, estrutura da dungeon (ambiente e criaturas), estilo de paredes, grid, freqüência de portas, freqüência de salas, estilo de corredores e uma porrada de coisas a mais. Ainda por cima, abaixo do mapa gerado, ele te aconselha a colocar alguns itens de acordo com o nível da masmorra que você colocou. Por último e mais importantes para mestres que não podem perder tempo: Na barra lateral , você pode alterar a masmorra de acordo com o sistema. E, se você preencher as opções que o gerador te dá, ele gera tesouro e criaturas que estão espreitando a masmorra. Sensacional, não é mesmo?


Achei ele pouco colorido, mas ele ainda assim é muito bom. Principalmente para criar labirintos.



Wizards Dungeon Generator: Concluindo nossas opções, a Wizards também tem (bem escondido, é verdade) um gerador de masmorras! O Random Dungeon Generator é o mais completo de todos. Ele te permite, com apenas uma ferramenta, gerar o mapa, definir a aventura, tema, ganchos e coisas relacionadas à aventuras e os monstros habilitados para adentrar nele (separado por livros). Até mesmo encontros aleatórios podem ser gerados por meio de seu gerador. Incrível, não é mesmo?
Ele é baseado em D&D 3.5, mas você pode adaptá-lo facilmente para 5.0 ou qualquer outro sistema. Talvez chamá-lo de Gerador de Dungeons seja pouco para ele. Talvez um Gerador de Aventuras se encaixe melhor para ele. A parte de estrutura de dungeon segue a linha do Donjon, então, se você entender um pouco de inglês e saber mexer nas configurações para geração do mapa, você se dará bem em ambas as plataformas.

Olhe a quantidade de opções existentes!


Falta alguns detalhes no mapa para ele ficar mais vistoso, mas olhe o tamanho da barra à direita do mapa. Sim, abaixo do mapa há um mar de informações para essa simples masmorra.

Por hoje é só pessoal! Espero que tenham curtido o conteúdo proposto e, se vocês utilizam outras ferramentas, deixem aí nos comentários. Talvez adicionemos elas em outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Giro de Notícias #04 - Pathfinder e Starfinder com a New Order, Baldur's Gate 3, Blades in the Dark e mais!

Olá e boa noite, companheiros! Tudo bem com vocês? Nosso Giro de Notícias da semana tem muitas novidades do mundo do RPG - seja RPG d...

Postagem mais visitada