segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Gerador de Mapas - Cidades (parte 2)

Olá e boa noite/boa madrugada!

Continuando com nosso post sobre Geradores de Mapas, estamos aqui para lhe apresentar quatro geradores de mapas para você utilizar em suas cidades. Sem mais delongas...

Inkwellideas - Random Village Map Generator

O site Ink well ideas possuí dois geradores de cidades muito bons, e nós iniciaremos com o Random Village Map Generator. Como o próprio nome diz, esse gerador distingue vilas e vilarejos de cidades, e essa diferenciação o torna um gerador muito completo. Ele te permite selecionar manualmente o número de casas, templos, tavernas, estalagens, moinhos e mais algumas coisas relevantes numa vila medieval pequena.
A visão do mapa (ela é um misto de visão lateral com visão isométrica) mostra muito bem o quão pequena a vila é. A arte das casas e das outras construções é de tirar o chapéu.
Os únicos pontos que eu achei que faltaram foram a possibilidade de alterar o tamanho (deixar a vila de tamanho mais compacto, é ruim até para tirar um Print Screen), implementação de muralhas, alterar o bioma (a única coisa que muda é um pequeno rio, quase sempre no mesmo lugar) e poder colocar a quantidade de ruas. Mas, ainda assim, o mapa executa muito bem seu propósito.

 A arte desse mapa me surpreendeu positivamente.

Inkwellideas - Random City Map Generator

Como dito acima, o Ink Well Ideas também possuem uma ferramenta para criar cidades inteiras. Porém, ele possuí poucas formas de alterar a criação de sua cidade: Densidade - quantidade de casas e comércios, separados por direções, com a possibilidade de remover todos os prédios de uma direção específica -, união entre as direções e a possibilidade de você girar o mapa antes de ser gerado. Ele partilha do mesmo problema do seu irmão: a falta de ferramentas para diminuir o tamanho do mapa, fazendo com que ele fique serrilhado quando aproximado. Outro problema é a falta de outras cores no mapa (eles nem ao menos alteram a tonalidade), elas sempre se repetem: Marrom claro nas casas, azul claro na água e um verde quase limão nas outras áreas do mapa. Mas o mapa gerado é bem competente no sentido de aleatoriedade e beleza, mesmo tendo poucas cores.

O mapa ficou bem bacana, mas sinto que falta outras cores para ele ficar ainda melhor.

Wizardawn Settlement Maps

A Wizardawn possui seu gerador de mapas em web-browser também. Diferente dos mapas do Ink Well Ideas, os mapas aqui estão em preto e branco, deixando na sua mão o papel de pintar (não que precise, os mapas são bem bacanas em P&B). Ele consegue ser tão simples quanto os mapas anteriores (apenas 3 customizações). Nele, você pode alterar o tipo de assentamento que você deseja: Uma cidade, vilarejo ou fortaleza (keep). Como os mapas são gerados por meio de tiles (quase mapas procedurais - infinitos), você consegue aumentar a altura e largura dele, um grande diferencial comparado aos mapas que vimos até agora. Ele também permite que você enumere as unidades (eu realmente não vejo utilidade nisso, mas...). A arte dos prédios, embora sejam sempre preto e branco, são bem legais e é perceptível as variações existentes: sempre há prédios, torres e árvores novas que você não viu antes.


 Uma fortaleza de saída para o mar. Como não pensei nisso antes?

 Um vilarejo de tamanho 2x1. Ele é bonito, mas é impressionante o quanto o mapa perde qualidade. Será que é tão difícil criar uma ferramenta de exportar?

Watabou Medieval/Fantasy City Generator

Por último em matéria de geradores de cidades há o Watabou City Generator. A arte dele é extremamente simples, baseando-se apenas em formas geométricas, mas ele consegue ser muito bom pelas opções que ele oferece. Você consegue visualizar o que é cada prédio/região do mapa pressionando Barra de Espaço, assim poupando um pouco do seu trabalho em povoar sua cidade. Um grande trunfo dele são as opções que ele fornece: Embora à primeira vista ele parece ser bem simples (pequena ou grande vila, pequena ou grande cidade), o menu Opções dele consegue ser o grande diferencial. No menu Palette, você consegue mudar a palheta de cores do mapa, saindo do marrom tradicional para Preto e Branco, Noite e alguns outros. Ele também pode permitir ou remover os riscos do telhado, remover o contorno dos blocos, mudar a forma geométrica das torres nas muralhas ou colocar sua cidade uma região costeira. Ele te permite até mesmo colocar a muralha e alguns outros prédios específicos, como templos e praças. A limitação de ser apenas formas geométricas garante diversas outras vantagens a esse gerador. Ah, e ele é o único que exporta seu mapa.

Simples, mas muito belo! E olha que eu não usei as ferramentas de customização!

Bônus: Random Inn Generator

Como o material disponível hoje foi menor que o de costume, adicionei um bom bônus para adicionar em sua cidade: Um Gerador de Tavernas. Essa ferramenta de criação da Ink Well Ideas é uma potente ferramenta para rechear sua taverna. Assim que você abre o site, ele já gera um nome bacana para sua taverna (todas as vezes que tentei saiu um nome legal). Ali, você consegue determinar o tamanho dela, se ela terá estalagem (segundo andar), se terá saída nos fundos (back exit), se a estalagem será compartilhada em uma única grande sala (commom room), densidade da taverna e entre mais coisas. Ele te dá até legendas no fim da página para te dar uma base dos objetos que existem nela. 

Minhas tavernas terão mais vida agora!

Por enquanto é isso pessoal! Espero que tenham gostado do conteúdo e, caso utilizem outros geradores, nos informe no campo de comentários e talvez ele apareça numa lista futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Giro de Notícias #04 - Pathfinder e Starfinder com a New Order, Baldur's Gate 3, Blades in the Dark e mais!

Olá e boa noite, companheiros! Tudo bem com vocês? Nosso Giro de Notícias da semana tem muitas novidades do mundo do RPG - seja RPG d...

Postagem mais visitada