sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Dicas para Jogadores - Entendendo sua ficha de D&D 5E (Parte I)

Olá e boa noite a todos!

Após quase 30 postagens, finalmente teremos algo voltado para os jogadores!
Depois de tanto tempo inserido nas redes sociais, nós detectamos que o pessoal até lê o Livro do Jogador para começar a jogar, mas na hora de passar os dados para a ficha...ferrou!
Isso porque a ficha do Jogador possuí muitas informações (como uma tabela do Excel) e o pessoal acaba se perdendo no meio do processo.
Então, como nossa função é fomentar o RPG, ajudaremos você a entender e preencher sua ficha!
Vamos nessa?

Entendendo sua ficha de D&D 5ª Edição

Ficha D&D 5E
Créditos: Wizards of the Coast



Parte I: Atributos


Antes de preencher seus atributos, é importante entender como eles podem ser distribuídos. Existem três formas:

Rolando 4D6 (quatro dados de seis faces) seis vezes, somando o valor dos três maiores resultados e definindo o atributo para o resultado da soma;

Você pode pegar os seguintes números: 15, 14, 13, 12, 10 e 8. Distribua-os entre os seis atributos;

Você pode comprar seus pontos de atributo: Você possuí 27 pontos de compra, e o valor do atributo que você deseja deve ser comprado de acordo com a tabela disponível também na página 13 do Livro do Jogador (tabela abaixo), sendo que um atributo não pode ser inferior à 8 e superior à 15.

Método de Compra de Atributo
Método de distribuição por compra de pontos

Você pode verificar para que serve cada atributo à partir da página 175.
Na sessão "Construção Rápida" da classe, no Livro do Jogador, você pode verificar quais atributos melhor se encaixam para a classe que você planeja utilizar.
Após a definição de seus atributos, adicione os bônus de atributo concedidos por sua Raça (disponíveis à partir da página 17).
Após esse processo, coloque seus atributos no espaço maior, conforme indicação da imagem abaixo.


No pequeno círculo abaixo, você deve preencher com o modificador de atributo.
Os valores de atributo não servirão para nada além de gerar os modificadores. Eles são a parte importante de sua ficha. Os modificadores irão mostrar o quão bem você pode executar determinadas ações, conforme veremos mais pra frente. Para defini-los, converta o valor de cada um dos atributos para a tabela abaixo:




Como dissemos acima, o modificador é o que importa em seus atributos. Por exemplo:
• Se você quer atacar com um Machado de Batalha, você irá rolar um D20 + Modificador de Força;
• Se você quer atirar um dardo, você irá rolar um D20 + Modificador de Destreza;
• Se você quer verificar se há inimigos na sala, você fará um Teste de Percepção, que basicamente é um D20 + Modificador de Sabedoria.

Parte 2 - Proficiências


Dando prosseguimento à explicação, iremos agora para Proficiências. Em resumo, Proficiência diz o quão competente você é com determinado assunto. Por exemplo, Magos são proficientes com magias, mas são totalmente inábeis com espadas. Por outro lado, Guerreiros são habilidosos no manejo de armas, mas incapazes de conjurar magias com a potência de um bom mago. Logo, se você é bom com algo, você é proficiente, do contrário, você não é proficiente naquilo.

Mas por que isso é importante?

Porque quando você é proficiente com algo, você recebe um bônus em suas jogadas de acordo com seu nível de personagem (não confundir com níveis de classe). A tabela abaixo exemplifica o bônus recebido:



Bônus de Proficiência 5E



Por exemplo: Holg, um Clérigo da Vida de 3º Nível, irá utilizar sua ação para atacar com sua Maça. Ele possuí força 14, gerando +2 no modificador de Força. Porém, a classe Clérigo dá Proficiência em Armas Simples, onde a Maça se enquadra. Por estar no Nível 3, o bônus de proficiência é +2. Logo, sua rolagem adicionará +2 de sua Força e +2 de Proficiência, totalizando 1D20+4 na jogada de Ataque.


O que determina se sou proficiente em algo?

• Raça;
• Classe;
• Arquétipo/Subclasse (mas apenas alguns arquétipos concedem proficiência);
• Antecedente/Background

Exemplo: Holg, O Orc. Holg é um Meio-Orc Clérigo da Vida que criei para uma mesa. Utilizarei ele de exemplo para tentar deixar mais claro:

Raça: Meio-Orc
Por ser um Meio-Orc, você adquire proficiência na Perícia Intimidação;
Classe: Clérigo
Por ser um clérigo, você possui proficiências diversas, como:
• Armaduras Leves e Médias;
• Qualquer Arma Simples;
• Testes de Resistência de Sabedoria e Carisma;
• Duas perícias entre História, Intuição, Medicina, Persuasão e Religião;
Arquétipo: Clérigo da Vida;
Por ser um Clérigo da Vida, você recebe proficiência com armaduras pesadas.
Antecedente: Artista
Por ser de antecedente Artista (Gladiador), eu recebo proficiência nos seguintes assuntos:
Perícia de Acrobacia e Atuação;
• Kit de Disfarce e um instrumento musical.


Ou seja, em todos os testes ou ataques que englobem algo mencionado acima, você adiciona seu bônus de proficiência na rolagem.

Proficiência na Armadura e no Dano


É importante salientar que o bônus de proficiência funciona diferente com armaduras: Se você tiver proficiência, você sabe como utilizar a Armadura. Se não tiver proficiência, você até pode utilizar a armadura, mas isso acarreta em diversas penalidades. São elas:


  • Você terá desvantagem em qualquer teste de habilidade;
  • Você terá desvantagem em testes de resistência ou jogadas de ataque que envolva Força ou Destreza
  • Você não poderá conjurar magias.

Lembrando: Quando você realiza uma jogada com Desvantagem, você deve rolar dois dados de 20 lados e escolher o menor número.

Embora a Proficiência adicione um modificador no jogada de ataque, o bônus concedido por ela não é incluso na rolagem de dano.

____

Por ora é só, mas nossa explicação sobre os elementos de sua ficha já tem Parte 2!
Se você tiver dúvidas, pode nos contatar nos Comentários ou por meio de nossas Redes Sociais!

Você pode entrar em contato por meio de nosso Facebook, Twitter, Instagram ou Google+!

Até mais!

Outras postagens que você pode gostar!
Veja a segunda parte dos elementos de sua ficha de D&D 5E!
Quer criar seus próprios mapas? Indicamos diversas ferramentas que você pode utilizar!

2 comentários:

  1. Ola, gostei muito da matéria. Mas na colocação dos atributos eu costumo pedir para meus jogadores inverterem o atributo e o bônus. Normalmente se usa o bônus, portanto colocar ele em destaque agiliza as coisas durante o jogo.

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    Respostas
    1. Olá Sonado!
      Na verdade, a ficha deixa em aberto onde você quer colocar seus números. Então fica no "elas por elas", dá pra colocar onde você bem entender haha!

      Abraço!

      Excluir

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