sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Dicas de Mestre - Jogos de Taverna 1

Boa tarde, galera!

Hoje venho lhes trazer dois jogos típicos de taverna baseado apenas na sorte (embora um possa ser manipulado): O Chinchironin e o Jogo de Copos.
O Chinchironin é um jogo para duas pessoas, que envolve sorte e aposta, algo bastante comum do mundo medieval. Esse jogo foi introduzido a mim em Suikoden e me fez ter um misto de frustração quando jogava e histeria quando inseri isso em minhas mesas. Já o Jogo de Copos é um jogo mundialmente conhecido e que foi introduzido na idade média e reaplicado em diversos filmes que retratam essa época. Ele também envolve os dois fatores de sorte e aposta, mas esse jogo pode ser manipulado pelo mestre.

Chinchironin

 
O Chinchironin é um jogo simples e facilmente aplicado em uma mesa de RPG. Você precisará de:

03 dados de seis lados;
• Uma tigela ou cuba redonda, igual o modelo acima.

Para vencer:
O jogador deverá obter mais pontos do que seu adversário.

Regras:
O Jogador 1 rola os três dados dentro da tigela simultaneamente, por três vezes OU até conseguir tirar dois dados com o mesmo valor. O dado que sobrou é o seu ponto. Se ele não conseguir rolar dois dados iguais nas três rolagens, ele passa a vez para o adversário e fica sem pontos.
O Jogador 2 repetirá o processo acima. Se ele não conseguir tirar os dois dados iguais ou tirar um dado inferior no dado remanescente, ele perde. Do contrário, ele ganha. Porém, se nenhum dos dois jogadores não conseguirem obter pontos em suas respectivas rodadas, o jogo termina em empate e uma nova rodada se inicia.

Exemplo do jogo:

O primeiro jogador inicia suas rolagens:

1ª Jogada: 4-5-2,

2ª Jogada: 1-3-5,

3ª Jogada: 4-4-2 – Dois valores se repetiram, sobrando o valor 2. Esse é a quantidade de pontos que você obteve nessa rodada. 


O segundo jogador realiza suas rolagens:


1ª Jogada: 6-6-3 – Dois valores se repetiram, sobrando o valor 3. Como 3 é maior que 2, o segundo jogador venceu e obteve o valor apostado.

Até aqui é bem simples, certo?

Regras especiais:

É aqui que o jogo fica divertido. As regras especiais fazem com que o jogo se torne mais mortal financeiramente, consequentemente, mais divertido:

: Rolar qualquer dado fora da tigela concede uma derrota imediata
Obs: Se você estiver narrando online, não utilize essa regra;

: Tirar três dados iguais de número 2, 3, 4, e 5 (2-2-2 , 4-4-4) concede vitória imediata;

: Tirar três 6 (6-6-6) em uma rolagem concede vitória imediata, ganhando o triplo do que foi apostado;

: Tirar três 1 (1-1-1) em uma rolagem concede derrota imediata, perdendo o triplo do que foi apostado;

: Se o resultado de alguma de suas rolagens sair 4, 5 e 6 (4-5-6), você ganhará automaticamente, recebendo o dobro do que foi apostado;


#deubom

: Se o resultado de alguma de suas rolagens sair 1, 2 e 3 (1-2-3), você perderá automaticamente, pagando o dobro do que foi apostado.


 #deuruim

Jogo de Copos

Você precisará de:

Três ou mais copos iguais que não sejam transparentes;
• Um dado.

 Jogo de Copos: Certamente você já viu ele em algum lugar

Regras:

O jogo é simples: Coloque o dado embaixo de um dos copos, embaralhe os copos e peça para que os jogadores escolherem em qual dos copos está o dado. Se acertar, eles ganham o dinheiro apostado, se errar, perde o dinheiro.
Você pode embaralhar atrás do escudo de mestre e até mesmo remover o dado debaixo dos copos, trapaceando e ludibriando os jogadores. Se eles descobrirem, isso pode inseri-los a este mundo de corrupção, podendo render boas missões.

Por hoje é só! Se vocês tiverem sugestões de jogos para serem utilizados em Tavernas, por favor, nos indiquem e talvez ele possa surgir aqui em nosso Blog!

Até mais!

Links Úteis
Jogos da Taverna - Parte 02 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Promoção de livros de terror e Game of Thrones!

Olá e boa tarde, fãs do RPG! Tudo certo com vocês? Como vocês já sabem, toda terça a gente costuma vasculhar a internet em busca das ...

Postagem mais visitada